A brasileira Joanna Maranhão encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim nesta terça-feira. Nadando os 200 m borboleta, ela foi a sétima colocada na quinta bateria e não conseguiu ficar entre as 16 melhores que se classificaram às semifinais da prova.
No Cubo d'Água, Joanna fez o tempo de 2min10s64 e não conseguiu ficar perto das líderes de sua bateria, apesar de ter considerado os 200 m borboleta a disputa mais forte que teria nas Olimpíadas. A vencedora foi Aurore Mongel, da França, com 2min06s49.
Somados os tempos de todas as eliminatórias, a brasileira foi apenas a 22ª. A melhor classificada para as semifinais foi a chinesa Zige Liu, com 2min06s46, seguida por Aurore. O terceiro melhor tempo do dia foi da japonesa Yuko Nakanishi, com 2min06s62.
"Eu estava esperando um pouco mais, para 2min08s ou 2min09s. A natação é coisa de dia, mas acho que estou no caminho certo. Agora vou ter sete dias de férias antes de voltar a treinar", comentou a brasileira, já pensando no Mundial de natação do ano que vem.
Formada no nado medley, Joanna vê uma boa possibilidade de evoluir no estilo borboleta. "Eu gosto muito dos 200 m borboleta. É uma prova que eu posso melhorar muito, que ainda posso evoluir bastante", disse Joanna.
A busca das 16 nadadoras pela vaga na final da prova acontece nesta terça-feira, às 23h28min (horário de Brasília), sem a presença de atletas brasileiras.