A nadadora Rebecca Adlington, de apenas 19 anos, ficou com a medalha de ouro na prova dos 400 m livre, nesta segunda-feira, nos Jogos Olímpicos de Pequim. Representando o Reino Unido, ela venceu um sprint final apertado nos últimos 50 m da prova e fechou com o tempo de 4min03s22, desbancando outras favoritas no Cubo d'Água.
Depois de uma liderança da campeã de Atenas, a francesa Laure Manaudou, na primeira metade da prova, e da norte-americana Katie Hoff, até a última virada, Adlington conseguiu superar ambas e fechar a prova na liderança por apenas 7 centésimos.
Completaram o pódio Hoff, que fez os 400 m em 4min03s29 e ficou com a prata, e Joanne Jackson, também do Reino Unido, com 4min03s52, medalhista de bronze.
Manaudou, que começou a prova de maneira muito forte, acabou na oitava e última posição, a oito segundos de Adlington. Outra favorita, a italiana Federica Pellegrini, que chegou a bater o recorde olímpico nas eliminatórias para a prova, no dia anterior, ficou com a quinta colocação, marcando 4min04s56.