A espanhola Yoana Martinez precisou de apenas 22 minutos para ficar com a primeira vitória do badminton nos Jogos Olímpicos de Pequim, nesta sexta-feira. A jogadora passou pela australiana Erin Carroll, na primeira rodada, em dois sets: 21-9 e 21-16.
Quem também não teve dificuldades foi a japonesa Eriko Hirose que enfrentou Ragna Bjorg Ingolfsdottir, da Islândia. Hirose vencia por 21-6, 19-7 e, quando partia para os pontos finais, viu a adversária abandonar a partida devido a uma contusão, classificando-se também à segunda rodada.
Quem teve de mostrar superação foi Maria Kristin Yulianti, da Indonésia, que virou o jogo contra a alemã Juliane Schenk, em partida equilibrada. Depois de perder o primeiro set, Yulianti conseguiu a vitória por 18-21, 21-13 e 22-20, após 1h09 de partida. Completou a rodada inicial do feminino a partida entre a ucraniana Gryga Larysa e Allegrini Agnese, da Itália. A ucraniana venceu por 21-15 e 21-11, em 32 minutos.
Enquanto os primeiros jogos aconteceram nesta sexta-feira, o principal nome da modalidade estréia no sábado. Atual campeã olímpica, a chinesa Zhang Ning entra em quadra pela primeira vez contra Salakjit Ponsana, da Tailândia, em busca de uma medalha para o país sede dos Jogos.
MasculinoEntre os homens, a primeira partida do dia teve vitória para a Polônia. Przemyslaw Wacha bateu Raul Must, da Estônia, por 2 sets a 0, parciais de 21-14 e 21-15, garantindo assim sua classificação para a segunda rodada do torneio olímpico.
No outro jogo da rodada, o alemão Marc Zwiebler se deu bem na sua estréia, apesar do jogo muito intenso contra Scott Evans, da Irlanda. Zwiebler começou ganhando, permitiu o empate, mas passou de fase por 2 sets a 1, com parciais de 21-18, 18-21 e 21-19.
*Atualiazada à 01h30