Vídeos

COI tenta acordo e irrita candidatas a sediar Olimpíada de 2024

AP Photo/Francois Mori
Torre Eiffel iluminada com as cores olímpicas pela candidatura de Paris aos Jogos de 2024 imagem: AP Photo/Francois Mori

Do UOL, em São Paulo

Já foi maior o interesse das grandes cidades do mundo para sediar os Jogos Olímpicos. Neste sábado (01) o jornal francês Le Monde revelou que o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) propôs que Paris e Los Angeles fizessem um acordo para que uma sediasse a edição de 2024, e outra, a de 2028.

As cidades teriam sido abordadas pessoalmente pelo presidente do COI, Thomas Bach, mas não gostaram da ideia. O CEO do Comitê de Candidatura de Los Angeles, Gene Sykes, foi lacônico. “Somos candidatos para os Jogos de 2024, apenas para os de 2024”. O mesmo tom foi adotado por Tony Estanguet, co-presidente da candidatura de Paris, que também negou interesse. “[2028] não é uma opção para nós.”

A proposta do COI é inédita, pois nunca houve acordo entre candidatas a cidade-sede. Desde que assumiu a presidência, em 2013, Thomas Bach vê como prioridade uma reforma da licitação para receber os Jogos. A nova agenda encoraja cidades mais responsáveis social, ambiental e economicamente, mas tem encontrado dificuldades.

A escolha da sede dos Jogos de 2024 acontece em 13 de setembro e é considerada como primeiro teste do ciclo olímpico de Tóquio-2020. Segundo o Le Monde, há preocupação no COI quanto à baixa procura das cidades para sediar eventos olímpicos. As cidades de Hamburgo, Roma e Budapeste abandonaram a disputa por 2024 no meio do caminho, e Los Angeles apareceu de última hora para substituir Boston, outra desistente.

Bach vê a situação com naturalidade. “Temos duas excelentes candidatas de dois dos principais países dos Jogos Olímpicos”, discursa. Mas o número de candidaturas é o menor desde a edição de 1988, disputada por Seul e Nagoya quando ainda havia temor de um novo boicote soviético após Los Angeles-1984. Nenhuma cidade ainda mostrou interesse na Olimpíada de 2028.

Topo