COI anuncia mais 9 casos de doping de Pequim-2008 e retira 6 medalhas
A medida do Comitê Olímpico Internacional (COI) de realizar novos testes antidoping em amostras preservadas de edições passadas das Olimpíadas continua dando resultados. Nesta quarta-feira (26), o órgão anunciou que nove atletas foram desqualificados dos Jogos de Pequim-2008, sendo que seis deles tiveram suas medalhas cassadas.
Quatro atletas perderam suas medalhas de prata: os lutadores Soslan Tigiev (Uzbequistão) e Taimuraz Tigiyev (Cazaquistão) e os halterofilistas Andrei Rybakou (Belarus) e Olha Korobka (Ucrânia).
Já os medalhistas de bronze flagrados foram a corredora Ekaterina Volkova (Rússia) e a halterofilista Nastassia Novikava (Belarus). Por fim, três atletas que não ganharam medalha tiveram sua participação e seus resultados anulados: o halterofilista Sardar Hasanov (Azerbaijão), o saltador Wilfredo Martíenz (Cuba) e a velocista Josephine Onyia (Espanha).
Desde o ano passado, o COI vem fazendo novos exames em amostras congeladas de Pequim-2008 e Londres-2012 usando tecnologias antidoping que não estavam disponíveis na época das competições.