Natação

Lochte lembra pouca ajuda de Phelps e diz que se trancou em casa por 6 dias

Reprodução
Lochte recebe apoio no programa Dancing with the Stars imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

O nadador norte-americano Ryan Lochte, que protagonizou uma confusão durante os Jogos Olímpicos do Rio-2016 ao mentir sobre um suposto assalto que teria sofrido na madrugada carioca, disse em entrevista ao jornal USA Today que seu compatriota e colega Michael Phelps não o ajudou muito a enfrentar as críticas pelas quais passou nos últimos meses.

Segundo Lochte, ele tentou ligar para Phelps, mas não conseguiu falar com o multicampeão olímpico. Os dois nadadores então trocaram mensagens de texto e Phelps se disse à disposição para ajudar no que fosse preciso, mas não ligou para dar apoio. Lochte disse que não guarda mágoas.

"Ele não me ligou. Eu fiquei pensando 'ei, você poderia me ligar? Eu preciso de ajuda'. Mas nunca aconteceu. Ele está ocupado, ele tem sua própria vida. Ele tem um filho pequeno. Então deve ser difícil para ele", afirmou.

Lochte disse que se sentiu a "pessoa mais odiada do mundo" após voltar para os Estados Unidos. Ele perdeu patrocinadores, evitou acessar a internet e se trancou em casa por seis dias seguidos. Segundo ele, havia uma multidão de jornalistas em frente à sua residência em Charlotte, na Carolina do Norte.

"Eu não pisei fora de casa, nem para pegar as cartas, porque havia muitas câmeras. Eu nunca tinha visto tantos veículos de televisão estacionados logo em frente ao meu jardim. Repórteres correndo, tocando a campainha, esperando que eu aparecesse na porta para me filmarem. Foi insano", lembrou.

O nadador disse que só perdeu o medo de sair em público graças ao apoio da família e da equipe do programa de TV Dancing with the Stars ("Dançando com as estrelas"), do qual ele participa como parceiro da bailarina profissional Cheryl Burke.

Lochte se envolveu em uma confusão em um posto de gasolina do Rio de Janeiro quando ele e outros três nadadores norte-americanos supostamente vandalizaram o banheiro do local. Seguranças armados do posto obrigaram que os atletas deixassem dinheiro para custear os danos. Lochte inicialmente sustentou a versão de que teria sofrido um assalto, mas depois admitiu que "exagerou" a história.

Topo