Vídeos

Hackers divulgampermissão a Nadal para uso de substância proibida

KEVIN LAMARQUE/REUTERS
Rafael Nadal durante partida contra Kei Nishikori imagem: KEVIN LAMARQUE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

O grupo russo de hackers Fancy Bears divulgou nesta segunda-feira uma nova lista de documentos - cuja autenticidade ainda não foi comprovada - que mostram que diversos atletas usaram substâncias dopantes durante competições mas não foram punidos pela Wada (Agência Mundial Antidoping) por terem licença para uso terapêutico por suas respectivas federações internacionais.

Entre os atletas, os nomes de mais destaque são o do tenista Rafael Nadal, o fundista bicampeão olímpico dos 5.000 m e 10.000 m Mo Farah e o nadador húngaro László Cseh, dono de seis medalhas em Jogos Olímpicos.

No caso de Nadal, por exemplo, o uso de substâncias proibidas teria acontecido em duas oportunidades, nos anos de 2009 e 2012. A autorização para utilização é assinada por Stuart Miller, médico da Federação Internacional de Tênis.

Na primeira oportunidade, ele fez uso de Betametasona, um medicamento com ação anti-inflamatória, antialérgica e antirreumática. Na segunda, usou um corticoide de nome tetracosactida.

Reprodução
imagem: Reprodução

No caso de Mo Farah são várias as substâncias administradas. No ano de 2014, por exemplo, fez um tratamento com três medicamentos diferentes, sendo dois por administração intravenosa e um de forma oral.

Já o documento referente a Cseh se refere a um medicamento utilizado no ano de 2011 para crises de asma.

Este é o quarto vazamento que os hackers fazem de documentos confidenciais da Wada. A entidade já havia admitido na semana passada que seu sistema na internet havia sido alvo de ataques, mas não divulgou quais foram e os atletas envolvidos.

"A Agência Mundial Anti-Doping (Wada) confirma que um operador grupo espionagem cibernética russo que atende pelo nome de Tsar Team (APT28), também conhecido como Fancy Bear, ilegalmente ganhou acesso a Administração Anti-Doping da Wada e Sistema de Gestão (ADAMS) banco de dados do Comitê Olímpico Internacional (COI) -criado para os Jogos Rio-2016", disse a Wada em comunicado oficial divulgado na última terça-feira. 

Na última semana, os hackers haviam divulgado resultados de exame antidoping positivos da ginasta Simone Biles, realizado durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 

Entretanto, Biles não foi punida pela Wada porque tinha licença para fazer uso terapêutico da substância Methylphenidate. 

Topo