Vídeos

"Campeão olímpico" salta para a história nas Paraolimpíadas, no Engenhão

 AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Alemão Markus Rehm durante prova do salto em distância em Londres-2012 imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

Se o alemão Markus Rehm tivesse disputado os Jogos Olímpicos do Rio-2016, ele seria o grande favorito à medalha de ouro na prova do salto em distância. Ele bem que tentou garantir uma vaga, porém, não obteve a liberação da federação internacional de atletismo. Mas a possibilidade de ver o atleta no ponto mais alto do pódio na Rio-16 não se esgotou. Ele compete neste sábado, 16, no Engenhão em busca do ouro entre os paraolímpicos.

Rehm, 28, é amputado de perna direita desde os 14 anos, quando sofreu uma queda durante um passeio de wakeboard e foi sugado pelo motor da lancha que o conduzia. O episódio não o impediu de seguir praticando esportes. Ele é três vezes campeão mundial entre para-atletas e campeão nos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012.

Seu melhor salto é de 8,40m. Não há concorrentes para ele entre os atletas com deficiência. E, quiçá, nem entre os sem deficiência alguma. Para se ter uma ideia, Jef Henderson levou a medalha de ouro olímpica para os Estados Unidos após saltar 8,38m na prova de salto em distância, no Engenhão, em 13 de agosto.

Rehm tenta há mais de dois anos uma vaga entre os olímpicos. Porém, ele é acusado de beneficiar-se da prótese para atingir marcas superiores às dos atletas olímpicos. Já neste ano foram conduzidos testes científicos na Alemanha, Japão e Estados Unidos para saber até que ponto a perna mecânica daria vantagem a Rehm no salto.

Comprovou-se que ele tem perda de velocidade na corrida, mas seu impulso é maior em razão da prótese, que tem efeito de mola. Por este motivo, a IAAF (Federação Internacional de Atletismo, na sigla em inglês) o vetou de competir entre os olímpicos.“Estou focado apenas nos Jogos Paraolímpicos, eu sou um atleta paraolímpico, e estou feliz por estar aqui”, disse, antes da estreia o alemão
 

Topo