Paraolimpíadas

No dia em que acidente completa 15 anos, Zanardi ganha a 2ª medalha no Rio

REUTERS/Ueslei Marcelino
Alex Zanardi conquista a medalha de prata no ciclismo de estrada H5 imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino

Do UOL, em São Paulo

Exatos 15 anos depois de sofrer um acidente durante uma corrida da F-Indy, o italiano Alex Zanardi conquistou sua segunda medalha na Paraolimpíada do Rio de Janeiro. Desta vez foi a prata na prova H5.

“Hoje faz 15 anos que eu renasci. Uma prata para comemorar isso não é nada mal”, disse após a conquista. 

Essa é a quinta medalha paraolímpica do italiano, sendo três ouros e duas pratas. Nesta quarta, Zanardi tinha conquistado o ouro. Zanardi terminou atrás do sul-africano, Ernst van Dyk, que terminou a prova em 1h37min49. . 

O acidente que terminou com o atleta amputado aconteceu em 15 de setembro de 2001. Alex Zanardi, bicampeão da F-Indy, saia dos boxes no autódromo de Lausitzig, na Alemanha, quando rodou e foi para o meio da pista.

O canadense Alex Tagliani, a mais de 300 km/h, acertou o carro do italiano.

Por conta da tragédia, o piloto foi reanimado sete vezes, perdeu muito sangue. Por 15 minutos, sua circulação ficou praticamente parada. “No começo, foi muito difícil. Eu dependia de alguém 24 horas por dia. No começo, até fazer xixi era um feito”, lembrou o atleta, em entrevista coletiva na Vila dos Atletas dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro antes das competições.

Aos poucos, o atleta foi voltando ao esporte. A volta ao automobilismo foi rápida: em 2003 já estava pilotando no Europeu de Turismo. A chegada ao esporte paraolímpico demorou quatro anos.

Em 2007, inspirado no ex-piloto Clay Regazzoni, aceitou o convite para disputar prova de handbike e terminou em quarto lugar – com só quatro semanas de preparação.

Topo