Paraolimpíadas

Time de cegos da Argélia chega ao Rio após seis dias desaparecido

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

A delegação feminina de goalball da Argélia desembarcou no Rio de Janeiro na manhã deste domingo, 11. O time estava desaparecido e sem contato com Comitê Organizador Rio-2016 e IPC (Comitê Paraolímpico Internacional) havia cinco dias. É um grupo com cinco atletas cegas e de baixa visão e dois membros da comissão técnica, que enxergam.

O Comitê Paraolímpico Argelino informou que o time estava em treinamento em Varsóvia, na Polônia, e o desembarque no Rio de Janeiro estava previsto para o último dia 5. Porém, isso não ocorreu. Os argelinos alegaram que perderam voos e conexões que os trariam para o Brasil. O fato foi ironizado pelo chefe de comunicação do IPC: “Seis dias para sair da Polônia até o Rio de Janeiro é tempo suficiente para chegar até de barco”, disse Craig Spence.

A imprensa internacional levantou a hipótese de se tratar de um boicote argelino por ter de enfrentar Israel na primeira fase do torneio de goalball na Rio-2016. Argélia é uma das nações que não reconhece Israel como Estado. O IPC não confirma esta hipótese.

Argélia está no grupo com Estados Unidos, Israel, Japão e Brasil. As duas primeiras partidas, contra americanas e israelenses foram W.O, por não ter comparecido. Nesta segunda-feira, 12, elas encaram o Japão, e no dia seguinte, o Brasil. “Vamos torcer para que elas não se percam no ônibus que as trará da Vila dos Atletas até a Arena do Futuro [local da competição]”, disse Spence.

Topo