Paraolimpíadas

Jogos Paraolímpicos, quem diria, baterá recorde dos olímpicos neste sábado

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

É esperado para este sábado, 10, o recorde de público no Parque Paraolímpico da Barra. Expectativa é que cerca de 167 mil pessoas passem no local durante todo o dia. Trata-se de uma multidão 6% superior à data de maior aglomeração na região durante os Jogos Olímpicos, em agosto. E isso surpreende, já que há algumas semanas as vendas estavam abaixo do esperado. 

O recorde é resultado de uma campanha intensa do Comitê Organizador, governos e entidades envolvidas com os Jogos, além da drástica redução no preço dos ingressos para assistir às disputas.

Até há duas semanas, os Jogos Paraolímpicos estavam ameaçados de ser um fracasso retumbante de público. Apenas 200 mil ingressos haviam sido comercializados após o fim dos Jogos Olímpicos, em 21 de agosto. Foram postos à venda 2,5 milhões de entradas. Nem mesmo a promoção de R$ 10 no bilhete mais barato para qualquer sessão cativara o torcedor. Estudantes e idosos ainda pagam meia neste valor. A queixa era de que a divulgação do evento não fora publicizado com a frequência e intensidade que deveria, daí a baixa procura por ingressos. Governo federal, os comitês paraolímpicos Brasileiro e Internacional, além do próprio Comitê Organizador intensificaram a campanha. E os números começaram a mudar gradativamente.

O acelerador da venda de ingressos foi a boa campanha da equipe olímpica brasileira nos últimos dois dias dos Jogos Olímpicos. No último sábado e domingo do evento o Brasil conquistou três medalhas de ouro consecutivas: vôlei de praia, vôlei de quadra (ambas no masculino) e futebol masculino, esta última inédita, diante de um Maracanã lotado.

Três dias após a cerimônia de encerramento dos olímpicos, a Rio-16 registrou o recorde de 145 mil ingressos vendidos para os paraolímpicos em 24 horas. Nem os olímpicos foram capazes de tal feito. Depois disso, seguiu-se uma média de 40 a 50 mil tíquetes por dia. Até chegar nessa sexta-feira, 9, à marca de 1,8 milhão de entradas vendidas,

De acordo com o IPC, o Rio-2016 é a segunda edição em número de público nas arenas, superou Pequim-08, com 1,7 milhão, perdendo apenas para Londres-2012, com mais de 2,2 milhões.

E o dia em que a maioria dos torcedores escolheu para visitar o Parque Paraolímpico e assistir às disputas foi este sábado, 10. Até então, o recorde era o dia 6 de agosto, primeiro sábado de competição dos Jogos Olímpicos, com 157 mil torcedores no local.

Topo