Natação

Ryan Lochte é suspenso por 10 meses por confusão no Rio, diz site dos EUA

Reprodução

Do UOL, em São Paulo

A confusão causada por Ryan Lochte no Rio de Janeiro rendeu sanções ao nadador. De acordo com site norte-americano "TMZ" e o jornal “USA Today”, o atleta foi suspenso pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos e pela Confederação de natação por 10 meses.

A publicação afirma, também, que Lochte será banido do Mundial de natação, que acontecerá em 2017, em Budapeste, na Hungria. Além de Lochte, os outros três nadadores envolvidos na confusão, Gunnar Bentz, Jack Conger e Jimmy Feigen, também serão suspensos, mas devem receber sanções menores, no máximo quatro meses.

O anúncio oficial ainda não foi feito pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos e pela Confederação de natação.

No dia 14 de agosto, após uma festa, Lochte e os também nadadores Gunnar Bentz, Jack Conger e Jimmy Feigen danificaram um posto de gasolina na Barra da Tijuca e tiveram uma pequena confusão com seguranças do estabelecimento. Após o incidente, os nadadores americanos informaram que foram vítimas de um assalto, posteriormente desmentido com a divulgação das imagens da briga.

Lochte retornou aos Estados Unidos antes dos colegas, quando explodiu a informação de que o assalto não teria acontecido. Os três nadadores tiveram problemas para retornar aos país norte-americano e tiveram de prestar contas com a Justiça brasileira antes de ter a liberação. Para "escaparem", culparam em depoimento o dono de 12 medalhas olímpicas.

Em 25 de agosto, Ryan Lochte foi indiciado pela Polícia Civil por "falsa comunicação de crime". O inquérito foi encaminhado ao Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos da Justiça do Rio de Janeiro.

Topo