Olimpíadas 2016

Diretor do COB, Marcus Vinícius Freire deixa Comitê após Rio-2016

AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
Marcus Vinicius Freire, agora ex-diretor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) imagem: AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA

Do UOL, em São Paulo

O diretor executivo de Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire, vai deixar a entidade. A informação foi anunciada pelo próprio COB.

Em nota divulgada pelo COB, Marcus Vinicius Freire citou que após a Rio-2016 é o momento de "seguir outros caminhos" e que se sente com "o dever cumprido".

"Com a missão cumprida e resultados superiores a todos os anteriormente conquistados em Jogos Olímpicos, entendo ser esse o momento para seguir novos caminhos. Só deixo amigos no COB, especialmente o presidente Nuzman, que é meu amigo há 40 anos, desde minha época de atleta. Tenho orgulho de ter liderado o Time Brasil, na preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016", comenta Freire na nota. 

Segundo a nota divulgada, a saída do diretor já era planejada anteriormente em acordo com o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman. “A missão desenvolvida por Marcus Vinicius e sua equipe, na preparação e na condução do Time Brasil, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, foi excelente e cumpriu os objetivos estabelecidos. Quero deixar expressos o meu agradecimento e amizade ao Marcão por toda sua dedicação e profissionalismo", disse o Nuzman.

Ao todo, Freire permaneceu no COB por 18 anos, sendo dez como voluntário e oito como executivo. Como chefe de missão, Marcus Vinicius liderou a equipe brasileira desde os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999. Dentro deste período, passou pelas Olímpiadas de Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. No Pan, foi chefe também em Santo Domingo 2003 e no Rio de Janeiro 2007.

"Vou passar um período sabático, e no início de 2017, estou indo fazer um curso na Singularity University no Vale do Silício. Na volta, pretendo definir em que novos projetos vou me engajar", afirmou.

 

Topo