Paraolímpicos defendem Cléo Pires e Vilhena após campanha polêmica
Representados na campanha publicitária da revista Vogue pelos atores Cléo Pires e Paulinho Vilhena, os atletas paraolímpicos Bruna Alexandre (tênis de mesa) e Renato Leite (vôlei sentado) saíram em defesa dos globais, que acabaram sendo alvos indiretos de críticas nas redes sociais.
Na ação, Vilhena e Cléo estão em fotomontagens onde ele aparece com uma perna mecânica – de Renato - enquanto ela está com um dos braços amputados – de Bruna. Na opinião de alguns criticos, houve uma incoerência em querer dar visibilidade aos atletas colocando atores não deficientes como estrelas de um ensaio.
Para Renato Leite, porém, a campanha ajudou a atingir um público que não tem muito conhecimento sobre os esportes paraolímpicos.
“Para mim, foi sensacional a campanha. Uma baita ideia de poder propagar cada vez mais o movimento paraolímpico. Faz com que outras pessoas possam conhecer o nosso espírito e que possamos mostrar nossa representatividade em termos de resultado. Foi sensacional. Na minha opinião, foi uma penetração perfeita dentro das pessoas que não conheciam esse movimento”, declarou ao UOL Esporte.
Já Bruna Alexandre, chamada carinhosamente por Cléo Pires de “Bruninha”, acredita que a participação dos atores - que também são embaixadores dos Jogos Paraolímpicos - ajudou no aumento de vendas de ingressos que estava baixo.
“Foi um incentivo para nós. Graças a eles, foram um milhão de ingressos vendidos até aqui”, disse.
Primeiro reencontro
Em evento realizado na manhã desta quarta-feira na Praça Mauá, no Centro do Rio, Cléo Pires, Paulinho Vilhena, Bruna Alexandre e Renato Leite se reencontraram pela primeira vez após o ensaio. O quarteto se abraçou e conversou bastante.
Muito requisitada para fotos pelos próprios atletas, Cléo Pires demonstrou orgulho pelo envolvimento nos Jogos:
“Participar desta história está sendo um orgulho para mim. Este movimento é muito grandioso, épico. Espero que se tenha um apoio maior aos deficientes não só para os atletas paraolímpicos como em outros setores da sociedade”.
Veja abaixo algumas das críticas à campanha nas redes sociais:
Vogue devia colocar os verdadeiros atletas que possui essas deficiências.
— roliam (@legionslarry) 24 de agosto de 2016
Vogue errou feio, errou
rude
— Anna (@mermaidxi) 24 de agosto de 2016
Gente, essa parada da Vogue... Eu nem falo especificamente de usar os ATLETAS na campanha, usa MODELOS paraplégicos, então. Que seja...
— Daniel Faraday™ (@Thiago_Idalgo) 24 de agosto de 2016
Os publicitários da Vogue tentaram agradar o politicamente correto e só mostraram como são preconceituosos de vdd. Não diferente de mts
aqui
— Raquel Rangel (@RaquelRangel0) 24 de agosto de 2016
jesus amado, que campanha é essa da vogue? por que não colocar atletas paraolímpicos DE VERDADE, justamente pq não recebem atenção no país.
— travis bickle (@emanuel_frb) 24 de agosto de 2016
Qual a dificuldade da Vogue em chamar dois atletas paralímpicos pra fazer as fotos? Péssima ideia de usar o photoshop nos
famosos
— Filipe Oliveira (@FilipeOlliveira) 24 de agosto de 2016