Atletismo

Em reencontro com Lavillenie, Braz abandona prova e vê francês em 1º

Jean-Christophe Bott/AP
Thiago Braz durante a etapa de Zurique da Liga de Diamante imagem: Jean-Christophe Bott/AP

Do UOL, em São Paulo

O tão esperado reencontro entre Thiago Braz e Renaud Lavillenie terminou com o francês e o americano Sam Kendricks dividindo o título da etapa de Zurique (SUI) da Liga de Diamante. 

Kendricks e Lavillenie empataram com a marca de 5,90 m e foram questionados pela organização se gostariam de fazer um round de desempate, o que foi negado por ambos.
 
Braz, que vinha fazendo uma prova irregular, desistiu da disputa quando o sarrafo foi colocado a  5,90 m. Ele tinha feito seu melhor salto em 5,84 m. O motivo do abandono ainda é desconhecido. Com isso, acabou em terceiro.
 
"Fiz um bom salto e parei, está tudo bem", disse Thiago ao site da Confederação Brasileira de Atletismo.
 
Lavillenie assegurou também o heptacampeonato da Liga de Diamante em sete edições já disputadas. 


Como foi a prova

Braz começou a disputa antes que o rival, quando o sarrafo estava a 5,52 m. E foi no sufoco que ele conseguiu superar a marca, fazendo-o apenas na terceira tentativa para evitar uma uma eliminação precoce. Na primeira, acertou o peito no sarrafo. Na segunda, tocou a coxa no objeto.

Lavillenie entrou em ação para saltar 5,62 m. Depois de falhar no primeiro salto e quase cair fora do colchão, acertou o segundo.
 
A disputa foi então para os 5,72 m. O francês obteve sucesso em sua primeira tentativa. Já Braz apenas na segunda, o que o deixou na quarta colocação, atrás ainda do líder Sam Kendricks e do terceiro colocado, o polonês Piotr Lisek.
 
À medida que o sarrafo foi subindo, a disputa foi ficando cada vez mais restrita. Após a marca de 5,84 m, Kendricks seguiu na liderança com Lavillenie em segundo e Braz em terceiro.
 
Quando o sarrafo foi para 5,90m, o brasileiro se retirou da prova, sem deixar o claro o motivo.
 
O americano e o francês superaram a marca, o que rendeu o título dividido. Isso porque nenhum dos dois conseguiu superar os 6,01 m.
 

Topo