Ana Paula e Joanna Maranhão: as atletas que se posicionam sobre impeachment

É comum, no mundo do esporte, ver personalidades que não gostam de se aventurar por temas espinhosos. Quantas vezes você já não ouviu um "não quero falar sobre isso" quando atletas são questionados sobre assuntos que fogem à sua modalidade? Nesse sentido, como mostram suas reações ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, Ana Paula e Joanna Maranhão são exceções.
Ex-jogadora de vôlei de quadra e praia, medalhista de bronze em Atenas-2004, Ana Paula foi uma das atletas mais ativas em favor da destituição da petista nos últimos dois anos. Já Joanna, dona do melhor resultado da história da natação feminina em Olimpíadas (5º lugar nos 400 m medley em 2004), foi veementemente contrária ao processo de impeachment.
Desde o início desta quarta-feira (31), dia da votação final no Senado que tirou Dilma do poder por 61 votos a 20, as duas evidenciaram seus posicionamentos totalmente opostos sobre a questão. Ana, por exemplo, festejou quando o impeachment foi confirmado, enquanto Joanna ironizou quem estava comemorando.
Noves fora e apesar dos pesares,vou comemorar o dia de hj sim!Eqto petistas choram,existe um sopro de esperança q começa hj.
— Ana Paula Vôlei (@AnaPaulaVolei) August 31, 2016
https://t.co/z9JcOJCmzc
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) August 31, 2016
Mas isso não é hora de expediente? Hora de "gente de bem" estar trabalhando? Buguei aqui!
Não preciso ouvir essa senhora mais uma vez. Mais nenhuma vez. Enough is enough.
— Ana Paula Vôlei (@AnaPaulaVolei) August 31, 2016
Acordei tão Dilma hoje que não vou temer nenhum hater.
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) August 31, 2016
Ana Paula mora nos Estados Unidos há sete anos com o marido, o ex-jogador de praia Carl Henkel. Cidadã americana, ela se define como conservadora e declarou que votará no candidato republicano Donald Trump, que concorre à presidência do país contra a democrata Hillary Clinton. Já Joanna se diz apoiadora do PSOL no Brasil – "esquerda valendo", segundo ela própria.
@FabioDcoelho Serei obrigada a votar em Trump...blergh...pq Hillary é 2x blergh!
— Ana Paula Vôlei (@AnaPaulaVolei) May 4, 2016
Pra quem me chama de petista, é muito pior, amor... É esquerda valendo, é PSOL.
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) July 14, 2016
O fato de se manifestarem tão abertamente sobre seus posicionamentos políticos nas redes sociais gera críticas a ambas. Mas nenhuma delas pretende mudar de postura: Ana Paula tem 95 mil seguidores no Twitter, Joanna tem 15 mil, e nenhuma delas costuma aceitar calada quando internautas atacam suas publicações - às vezes, até com o mesmo argumento, citando insucessos de suas carreiras esportivas.
É né..só um Bronze em 4 Olimpíadas, 6 títulos mundiais e zero recalque.Tô arrasada.Vou ali chorar, já volto peraí. https://t.co/
— Ana Paula Vôlei (@AnaPaulaVolei) August 29, 2016
E novamente os xingamentos de quem pensa de outra forma são: vai treinar, vagabunda fracassada.
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) August 31, 2016
Uma honra ouvir isso.Obrigada.Gosto d+ de vcs aqui tbm??(apesar dos "pombos" q aparecem de vem em qd p/perturbar!) https://t.co/
— Ana Paula Vôlei (@AnaPaulaVolei) August 30, 2016
Retaliação é grande, cultura do "não se exponha" vem desde o berço. Prefiro não "temer jamais" https://t.co/
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) August 31, 2016
Atleta tem direito de se manifestar politicamente SIM! E como todo ser humano tem sucessos e fracassos.
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) August 31, 2016
Em um ponto, as duas até chegam a concordar: ambas são favoráveis à cassação do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB). Mas em quase todo o resto, são diametralmente diversas. Em um dos momentos políticos mais relevantes da história do Brasil, Ana Paula e Joanna Maranhão são diferentes da maior parte dos atletas e ex-atletas do país: sem meias palavras, elas marcam posição.
Emocionada com lágrimas nos olhos com Sen.@ronaldocaiado! É isso!!! BASTA!! Canalhas sim Senador! CHEGA!
— Ana Paula Vôlei (@AnaPaulaVolei) August 31, 2016
Era pra combater corrupção mas coloca o pmdb no governo e deixa aécio falar. Vocês são
estranhos
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) August 31, 2016
SOS algum jurista bom em juridiquês yankee pq não tô conseguindo nem traduzir esse circo pro meu marido. O RIP Constituição ele entendeu.
— Ana Paula Vôlei (@AnaPaulaVolei) August 31, 2016
Quero ver a galera do "primeiro a gente tira a Dilma..." batendo panelas hoje às 20h tá? E indo pra rua contra corrupção.
— Joanna Maranhão (@Jujuca1987) August 31, 2016