Olimpíadas 2016

Temer recebe campeões olímpicos no DF e veste até touca de polo aquático

Reprodução/Facebook
Michel Temer ganhou touca da seleção de polo aquático imagem: Reprodução/Facebook

Daniel Brito

Do UOL, em Brasília

A poucos metros do plenário do Congresso Nacional, onde a presidente afastada Dilma Rousseff depunha em seu processo de impeachment, o presidente interino, Michel Temer, recebeu cerca de 60 atletas olímpicos no Palácio do Planalto. Entre os quais, nove campeões olímpicos: Rafaela Silva, do judô; Bruno Schmidt e Alisson, do vôlei de praia; William, Lucão, Lipe e Lucarelli, do vôlei; Kahena Kunze e Martine Grael, da vela, além do técnico da seleção masculina de futebol, Rogerio Micale.

O presidente Michel Temer até se empolgou com a visitar e até vestiu uma touca do time de polo aquático brasileiro de um dos atletas presentes à cerimônia. A equipe masculina do país alcançou seu melhor resultado em Olimpíadas com o oitavo lugar. O presidente interino ainda recebeu um agasalho da delegação brasileira utilizado pelos atletas na cerimônia de pódio durante a Rio-2016.

Perguntadas sobre o processo de impeachment, que interditou o centro de Brasília e mudou a rotina da cidade, as campeãs olímpicas da vela disseram que não falariam sobre o assunto.

O ministro do esporte, Leonardo Picciani, garantiu em discurso que a política de apoio aos atletas terá prosseguimento mesmo após o fim da Rio-16. E o presidente Michel Temer ratificou em seu discurso. "O primeiro efeito dessa solenidade foi que permitiu ao ministro dos Esportes, muito sabiamente, pleitear um certo aumento no Orçamento para que, na verdade, sua Pasta tivesse mais recursos, o que é mais do que legítimo para que possa desenvolver, cada vez mais, o esporte brasileiro", disse Temer.

Após a cerimônia, questionado se acompanhou o depoimento de Dilma no Senado, Temer disse que não teve tempo. "Não assisti. Não tive tempo, estava despachando o tempo inteiro, não assisti. Sou obediente às instituições e espero que o Senado venha a decidir", falou. Porém, mais cedo, os ministros Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, e Eliseu Padilha, da Casa Civil, declararam à imprensa que assistiram com Temer o discurso de Dilma na residência oficial da vice-presidência, o Palácio do Jaburu.

Topo