Atletismo

Longe de vaias, Lavillenie vence a primeira depois de prata na Rio-2016

Regis Duvignau/Reuters
Renaud Lavillenie disputa etapa de Paris da Liga Diamante imagem: Regis Duvignau/Reuters

Do UOL, em São Paulo

Um dos principais personagens dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por sofrer vaias dos brasileiros, o francês Renaud Lavillenie voltou a competir no salto com vara neste sábado (27), na Liga Diamante, em Paris, na França, e venceu a etapa após saltar 5,87 metros. O atleta superou o norte-americano Sam Kendricks, que ultrapassou o sarrafo com 5,81m. Thiago Braz, brasileiro medalhista de ouro na Olimpíada, não participou da prova. 

Na última etapa, em Lausanne, na Suíça, o saltador dividiu o segundo lugar da Liga Diamante com o polonês Piotr Lisek - ambos tiveram sucesso até 5,72m e falharam nos 5,80m. O vencedor na ocasião foi Kendricks (bronze no Rio).

Pouco mais de duas semanas depois de conquistar o ouro olímpico, Thiago Braz voltará a competir na próxima quinta-feira, 1º de setembro, e reencontrará o francês Renaud Lavillenie, superado pelo brasileiro no último dia 15. O novo confronto, que ocorrerá em uma das etapas da Liga Diamante, em Zurique, ganhou destaque da Federação de Atletismo, que tratou o duelo como um "acerto de contas".

"Recordista mundial, Renaud Lavillenie pretende vencer a Corrida Diamante pela sétima vez consecutiva. A competição também é uma oportunidade para ele acertar as contas com Thiago Braz, que levou o título com uma vitória surpresa no Rio", disse a Federação no site da Liga Diamante.

Lavillenie, nos Jogos, disputou o primeiro lugar com Braz, e o público no Engenhão o vaiou, atitude que chateou o francês, derrotado na ocasião. Ele, em entrevista logo depois do evento, acusou falta de fair play da torcida e chegou a se comparar a Jesse Owens, negro norte-americano que conquistou quatro ouros na Olimpíada de 1936, sediada na Alemanha nazista de Hitler. Mais tarde, Renaud admitiu que exagerou na comparação e pediu desculpas. Ao receber a prata, chorou no pódio.

Topo