Atletismo

Após confusão no Rio, Lavillenie volta a competir e perde na Liga Diamante

AFP PHOTO / ALAIN GROSCLAUDE
Após confusão no Rio, Lavillenie volta a competir na Suíça, pela Liga Diamante imagem: AFP PHOTO / ALAIN GROSCLAUDE

Do UOL, em São Paulo

Um dos principais personagens da Rio-2016, o francês Renaud Lavillenie voltou a competir no salto com vara nesta quinta-feira (21), em Lausanne, na Suíça, e dividiu o segundo lugar da etapa da Liga Diamante com o polonês Piotr Lisek - ambos tiveram sucesso até 5,72 metros e falharam nos 5,80. Thiago Braz, brasileiro medalhista de ouro na Olimpíada, não participou da prova. 

O vencedor foi o norte-americano Sam Kendricks, que passou limpo pelos 5,80 e foi até 5,92 metros, o que lhe conferiu recorde da etapa de Lausanne - anteriormente, a marca era de Brad Walker, dos Estados Unidos, que havia saltado para 5,91 metros em julho de 2007. No Rio, Kendricks foi bronze. 

Lavillenie, nos Jogos, disputou o primeiro lugar com Braz, e o público no Engenhão o vaiou, atitude que chateou o francês, derrotado na ocasião. Ele, em entrevista logo depois do evento, acusou falta de fair play da torcida e chegou a se comparar a Jesse Owens, negro norte-americano que conquistou quatro ouros na Olimpíada de 1936, sediada na Alemanha nazista de Hitler. Mais tarde, Renaud admitiu que exagerou na comparação e pediu desculpas. Ao receber a prata, chorou no pódio.

Não houve vaias para Lavillenie em Lausanne. O atleta escolheu não pular as duas primeiras alturas 5,42 e 5,47 metros. Na sequência, passou limpo até os 5,80 metros, marca na qual cometeu três erros consecutivos e foi eliminado.

O francês ainda é líder do ranking em 2016. O atual vice é o canadense Shawn Barber e o terceiro colocado é Sam Kendricks. 

Velocistas jamaicanos dominam etapa de Lausanne

O jamaicano Asafa Powell, homem que mais vezes correu os 100 m rasos abaixo de 10s na história, marcou 9s92 e venceu a prova na Suíça, nesta quinta. Usain Bolt não participou. Entre as mulheres, a vencedora dos 100 m foi Elaine Thompson, com tempo de 10s78 - no Rio, Elaine brilhou ao levar o ouro desta prova e o dos 200 m. 

Topo