Futebol

Homenagem a Prass nasceu em amistoso e foi 'antecipada' por Jesus

Cheng Min/Xinhua
Gabriel Jesus homenageou Fernando Prass após a conquista do ouro olímpico imagem: Cheng Min/Xinhua

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

Uma das cenas mais marcantes da comemoração do inédito ouro olímpico da seleção brasileira veio de Gabriel Jesus. Instantes depois de Neymar assegurar o título no Maracanã, o atacante do Palmeiras surgiu com a camisa de Fernando Prass, ausência na campanha em virtude de uma grave lesão no cotovelo. A homenagem, no entanto, foi totalmente planejada.

O próprio Gabriel Jesus tomou a iniciativa de se recordar do companheiro de time e seleção. O atacante, um dos mais abatidos com o corte ocorrido antes do amistoso contra o Japão, disputado em 30 de julho, rapidamente se imaginou no gramado do Maracanã, com o ouro no peito e uma lembrança do amigo.

“No momento que o Prass foi cortado, no vestiário contra o Japão, todo mundo entrou no jogo meio chateado por ele, que estava meio abalado. Na minha mente, já veio homenagear ele. Eu pensei nisso”, contou Gabriel Jesus, em entrevista concedida na última terça-feira.

A admiração por Prass, contudo, não se limitou ao companheiro de Palmeiras. Em poucos dias de convivência, o goleiro de 38 anos conquistou uma posição de liderança e o respeito do grupo. Além de Jesus, Gabigol e Rodrigo Caio, dos rivais Santos e São Paulo, também exibiram a camisa do goleiro no momento do pódio.

A definição da homenagem por parte destes três jogadores ocorreu nos últimos treinos antes da final contra a Alemanha. A execução mesmo do ato, pelo menos por parte de Gabriel Jesus, ocorreu antes mesmo da disputa de pênaltis contra os alemães no estádio do Maracanã.

Substituído durante o primeiro tempo da prorrogação, Jesus esperou o apito final para correr ao vestiário utilizado pela seleção brasileira. Nos primeiros minutos de tensão do elenco, do público e da comissão técnica antes da disputa por pênaltis, o camisa 11 possuía outra ideia.

“Na hora que acabou o jogo, fui no vestiário, peguei a camiseta e fiquei com ela no banco de reservas. Na hora em que o Neymar fez o gol de pênalti, já a coloquei na hora”, contou, com sorriso no rosto, o companheiro de Prass no Palmeiras e na seleção nacional.

Toda a mobilização – antecipada até em relação aos pênaltis – deve-se à convivência na Academia de Futebol. Gabriel Jesus, acima de tudo, é grato a Fernando Prass por este período no Palmeiras.

“O Prass é um cara que me ajudou bastante no Palmeiras. Ele é um cara que me ajudou lá na seleção. Foi uma infelicidade ele ficar fora, mas ele fez parte de tudo isso; ele ganhou o ouro igual a gente”, finalizou Gabriel Jesus.

O atacante agora possui um período maior (três meses) para planejar a próxima homenagem ao goleiro/amigo, em caso de título nacional com a equipe de Palestra Itália. O Palmeiras lidera o Campeonato Brasileiro com 40 pontos, dois a mais do que o Atlético-MG.

Brasil supera dois traumas e é campeão no Maracanã

Topo