Basquete

Dream Team atinge 52 jogos invicto: "não dava pra fazer mais do que isso"

AFP PHOTO / Mark RALSTON
Kevin Durant e Kyle Lowry celebram mais uma cesta para os EUA na final contra a Sérvia imagem: AFP PHOTO / Mark RALSTON

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de janeiro

Não dá para dizer que foram uma decepção, mas os Estados Unidos não deram show nos Jogos do Rio, e a honraria de ser chamado de “Dream Team” ainda permanece em muito por feitos de outras equipes, algumas até recentes. Em 2016, exceto na partida final, pouco empolgaram o público e sofreram para ganhar em meio à ausência de várias estrelas. Com frequência após os jogos o técnico Mike Krzyzewski, o coach K, era indagado sobre as dificuldades.

Em suas explicações, quase sempre alegava que foi um time montado pouco antes da competição, enquanto outras seleções mantiveram uma base utilizada em outros Jogos Olímpicos e também Mundiais.

Dos oito jogos no Rio, quatro foram vencidos por mais de dez pontos de diferença, contra Sérvia - na final -, Argentina e as frágeis Venezuela e China. Na primeira fase, terminaram o primeiro tempo atrás da Austrália e só viraram no fim, com uma vitória por dez pontos de diferença. Os jogos contra França e Sérvia foram apertados e por vitória de só três pontos de diferença na fase inicial. Os sérvios ainda chutaram uma bola de três no lance final e bateu no aro.

Nas semifinais, contra a Espanha, em um jogo morno, terminaram apenas seis pontos na frente. “Sei que houve bochicho por causa de três jogos que não foram bem, mas vocês não viram, não estavam perto Não viram como nós nos concentrávamos muito nas pausas e nos momentos fortes sabíamos que poderíamos confiar um nos outros. Nesse ponto de vista, não ser derrotado foi algo que nunca duvidei. Colocamos nosso foco onde deveríamos colocar. Essa jornada que acaba no Rio começou em Las Vegas, em 2007, não dá pra fazer mais do que o que fizemos”, falou o ala Carmelo Anthony.

O elenco americano que veio ao Rio teve baixas importantíssimas. O astro Kobe Bryant decidiu se aposentar ao fim da temporada regular da NBA e optou por não disputar os jogos. Além dele, outras grandes estrelas pediram dispensa por diferentes motivos, como astros como LeBron James, Stephen Curry, James Harden e Russell Westrbrook.

O time que conquistou o ouro em Pequim e Londres, por exemplo, tinha a incrível dupla LeBron e Kobe jogando junta, além de estrelas como Dwyane Wade e Chris Paul. Nas duas edições, não houve pedidos de dispensa de grandes nomes.

Invencibilidade aumenta

Apesar da falta de show e química morna com o público brasileiro, os norte-americanos ampliaram ainda mais a invencibilidade que têm no basquete mundial. Já são 10 anos sem derrotas, a última delas na semifinal do Mundial de 2006, para a Grécia. A partir dali, a confederação de basquete dos EUA decidiu resgatar a imagem da equipe que vinha de fiascos históricos, como o vexame de ficar apenas em sexto no Mundial de 2002, em Indianapolis, e o bronze nos Jogos de 2004.

A federação passou então a trabalhar para que os melhores jogadores da liga americana atendessem as convocações para recuperar a credibilidade.Até agora, são 52 jogos sem perder com os profissionais da NBA.

A primeira vez que os atletas da principal liga norte-americana de basquete foram liberados pra jogar foi nos Jogos de 1992, no histórico Dream Team de Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Charles Barkley e Karl Malone, entre várias outras estrelas.

Do período de 92 a 2000, os americanos da NBA acumularam uma marca de 43 jogos de invencibilidade, contra 52 da geração atual. O jogo de ontem foi o último de Coach K, que agora será substituído por Greg Popovich. O técnico relembrou o momento em que o grupo resolveu dar uma guinada após sua última derrota, há dez anos.

"Carmelo está aqui há muito tempo e em 2006, na nossa ultima derrota, ele definiu o tom das palavras e assumiu a responsabilidade pela derrota e pediu mais coletividade. Isso que eu defino como caráter. O compromisso de LeBron, Chris Paul, Kevin, eles têm muito caráter e isso ajudou a construir uma estrutura fantástica", finalizou.

Topo