! Estados Unidos conseguem virada emocionante e garantem medalha de bronze - 21/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Estados Unidos conseguem virada emocionante e garantem medalha de bronze

Do UOL, em São Paulo

Estados Unidos e Rússia disputaram, na manhã deste domingo (21), a medalha de bronze no vôlei masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Maracanãzinho. Após um jogo eletrizante, os norte-americanos conseguiram a virada nos sets finais e ficaram com a medalha olímpica com 3 sets a 2, parciais de 23/25, 21/25, 25/19, 25/19 e 15/13.

O primeiro set foi bastante disputado. A seleção norte-americana começou vencendo o placar, mas logo viu a Rússia conseguir o empate e passar à frente no placar. Após tomar a liderança, os russos nunca foram realmente ameaçados pelos Estados Unidos, que chegou a empatar a partida em duas oportunidades, mas logo cediam a vantagem novamente aos rivais. No fim, a Rússia fechou o set em 25 a 22.

No segundo set, a seleção dos Estados Unidos voltou mais atenta e começou a construir boa vantagem sobre os russos, abrindo três pontos de vantagem (9 a 6). No entanto, a Rússia acordou na partida e conseguiu buscar o empate antes do segundo tempo técnico do set. A partir daí, a seleção russa cresceu na partida, conseguiu a virada e fechou o set em 25 a 21. 

Ciente de que precisaria apresentar desempenho bem superior aos primeiros sets, a seleção norte-americana entrou mais ligada no terceiro período. A partida foi mais disputada do que nos sets anteriores, com os pontos sendo disputados de forma ferrenha até o segundo tempo técnico. Após a paralisação, os Estados Unidos conseguiram reagir, emplacaram boa vantagem e fecharam o set em 25 a 19. 

A seleção russa sentiu o baque de perder um set quando poderiam ter fechado a partida e garantido a medalha. A vitória no terceiro período reacendeu a equipe norte-americana, que entrou no quarto set com acelerando o ritmo e cravando as principais jogadas ofensivas. Com um volume de jogo avassalador, os Estados Unidos venceu mais um set por 25 a 19 e levou a partida para o tie-break. 

No set decisivo, os russos retomaram a concentração do início da partida e dificultaram as ações dos norte-americanos, que vinham embalados pelo bom desempenho nos últimos sets. No entanto, o bom ritmo dos Estados Unidos prevaleceu e eles conquistaram a medalha de bronze ao fechar o set em 15 a 12. 

Topo