! Durant diz que levou "chacoalhão" e que torcida contra Argentina o acordou - 21/08/2016 - UOL Olimpíadas

Basquete

Durant diz que levou "chacoalhão" e que torcida contra Argentina o acordou

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Eleito melhor jogador do basquete olímpico, Kevin Durant admitiu que começou os Jogos Olímpicos um pouco devagar e que só depois “pegou no tranco”. O ala afirmou que o técnico Mike Krzyzewski, o coach K, teve que mexer com seus brios em certo momento.

O jogador do Golden State Warriors colocou as quartas de final contra a Argentina como o divisor de águas para sua ressurreição, em muito pelo agito que via nas arquibancadas, em que a fanática torcida argentina gritava muito, enquanto os brasileiros apoiavam o time americano, em um típico jogo de futebol.

“Não era eu mesmo no começo dos Jogos. O técnico me mostrou alguns vídeos do Mundial de 2010 e falou 'eu não vejo aquele cara outra vez'. Isso me acordou, os colegas falaram comigo. Quando estou sorrindo, brincando, eu demonstro emoção. Tinha perdido isso em alguns jogos. No jogo contra a Argentina, os torcedores foram incríveis eu senti aquela energia no time e no técnico e voltei. Voltei a ser eu mesmo”, falou Durant.

Durant esteve em forma espetacular na quadra: o ala recém-contratado pelo Golden State Warriors foi o "herói do título" e cestinha da final, com 30 pontos - 15 deles em arremessos de três. A atuação, aliás, quase lhe conferiu a quebra de um recorde próprio, o de número de pontos em uma só edição olímpica.

O camisa 5 do Dream Team foi soberano em quadra, e a apresentação quase lhe conferiu quebra de recorde próprio: Durant, nas sete partidas da Rio-2016 que antecederam a final, marcou 125 pontos. Com os 30 da decisão, chegou a 155. Ele é o maior cestinha dos EUA em uma só edição olímpica: em Londres-2012, o ala havia marcado 156 pontos. A marca quase foi batida.

Não foi por falta de tempo. No último quarto ele mal jogou para dar tempo de partida ao banco de reservas. E também não foi por falta de oportunidade: no fim do terceiro período, fez cesta de rebote, com uma mão só, de dois pontos, que lhe renderia o recorde. Foi pouco fora do limite, no entanto, logo depois de o cronômetro zerar.

Com 30 pontos, ficou perto de bater outro recorde, este de Carmelo Anthony: o de jogador com mais pontos em uma só partida olímpica. Anthony tem a marca com 37.

Topo