Relatos das provas

Espanha bate Austrália e fatura bronze em última Olimpíada da 'Era Gasol'

AFP PHOTO / POOL / Eric Gay

Do UOL, em São Paulo

A Arena Carioca 1 presenciou a história sendo feita neste domingo (21), último dia da Rio-2016. Em um grande jogo de basquete, a seleção masculina da Espanha venceu a Austrália por 89 a 88 na disputa do bronze e subiu ao pódio pela terceira vez seguida nos Jogos Olímpicos.

O nome do jogo foi o espanhol Pau Gasol, regular durante todos os 40 minutos para ser cestinha com 31 pontos e recolher 11 rebotes. Em seu último jogo nas Olimpíadas, ele fez duelo particular com Patty Mills, outro de enorme destaque, que cresceu bastante no segundo tempo para liderar a Austrália e terminar a partida com 30 pontos.

A vitoriosa geração dos irmãos Gasol se encerra na Rio-2016 – desta vez sem Marc – com duas pratas e um bronze nos Jogos Olímpicos. Em 2020 a seleção espanhola já estará sem os veteranos Pau Gasol, Juan Carlos Navarro, José Calderón e Felipe Reyes, os maiores nomes da equipe nos últimos 12 anos.

Jogo coletivo e velocidade da Espanha

A partida teve ritmo alucinante no primeiro período, com Pau Gasol e Nikola Mirotic sendo dominantes no ataque e fazendo oito pontos cada um dos 23 da Espanha no quarto. Do outro lado Patty Mills foi pouco preciso até o intervalo (uma de quatro em bolas de três). A Austrália cometeu nove turnovers e permitiu contra-ataques, mas ainda assim conseguiu chegar à metade com placar equilibrado: 40 a 38.

Mills volta com fome para duelar com Gasol

AFP PHOTO / Mark RALSTON
imagem: AFP PHOTO / Mark RALSTON

Se na primeira metade Patty Mills não repetiu o bom desempenho dos jogos anteriores, na segunda o australiano mostrou grande basquete. Ele foi o maior nome da Austrália, que voltou do intervalo com marcação agressiva e obrigando a Espanha a improvisar. Só Pau Gasol seguiu imparável, definindo até ponte aérea para manter os europeus três pontos na frente na abertura do último quarto. O equilíbrio se manteve até o final, com Gasol e Mills rivalizando para saber quem seria não só o cestinha do jogo mas também o medalhista de bronze. Com desfecho emocionante, a partida só se definiu na última bola.

Topo