Taekwondo

COB diz que medalha no taekwondo não foi surpresa e Maicon era aposta

AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA
Diretor do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinicius Freire diz não ter se surpreendido com medalha de Maicon Andrade imagem: AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

Para quase todo mundo a medalha de bronze de Maicon Andrade na categoria acima de 80 kg do taekwondo foi uma surpresa. Mas segundo afirmou Marcus Vinícius Freire, diretor-executivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o pódio fazia parte das contas da entidade antes mesmo do início da Olimpíada.

"Tínhamos ele como o principal nome do taekwondo. Era o que tinha mais chances e isso foi exatamente o que se confirmou. Na nossa área de performance esportiva ele era um nome marcado. Estávamos acreditando. Para nós não foi uma surpresa", afirmou o dirigente.

Maicon, porém, entrou na competição como o 51º do ranking e não era favorito para ficar com a medalha e nem mesmo para estar na Olimpíada. Teve de passar por uma seletiva na qual Guilherme Félix, 28º do ranking, era o principal favorito.

"Na minha categoria eu não era o mais cotado para estar aqui até pelo ranking, o Guilherme era o principal atleta. Mas consegui me superar e estar aqui. Sempre estive muito focado e coloquei a meta de estar na Olimpíada", afirmou o atleta.

Maicon contou também que não conseguiu dormir desde ontem à noite quando levou a medalha ao vencer o britânico Mahana Cho por 5 a 4.

"Foi difícil cair a ficha, ainda está caindo. Não consegui dormir nada nesta noite. Era muito adrenalina, uma descarga de emoções. O meu celulatr não parava de tentas mensagens que recebi. Passou um filme pela minha cabeça, de tudo que passou na minha vida. É um momento único. Não dormi, mas está valendo a pena. É algo que nunca senti, e é incrível por ser minha primeira olimpíada", disse o atleta de 23 anos.

Topo