Olimpíadas 2016

China se justifica por ficar atrás do R. Unido na Rio-2016: faltou treinar

Julio Cortez/AP Photo
Na final, apenas oito ginastas disputaram medalhas; a chinesa Dan Li foi bronze, somando 55,885 imagem: Julio Cortez/AP Photo

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

A China encontrou uma justificativa para a seca de pódios a que teve que amargar nesta edição dos Jogos Olímpicos: falta de treinamento. Para quem se acostumou a ser potência olímpica e disputar, palmo a palmo com os Estados Unidos o posto mais alto do quadro de medalhas, deixar a Rio-2016 com quase 20 pódios a menos que Londres-2012 e atrás do Reino Unido no número de ouros, com "apenas" 26 contra 27, se configura no pior desempenho chinês em conquistas olímpicas desde Atlanta-1996.

“Houve um problema de não termos conseguido as medalhas que conquistamos nos Mundiais que antecederam aos Jogos Olímpicos do RIo-2016. A competição tem sido cada vez mais feroz e os outros países estão subindo de nível, por isso, é preciso mais treinos e mais ensinamentos”, afirmou Liu Peng, presidente do Comitê Olímpico Chinês e chefe de missão, em coletiva no Parque Olímpico da Barra, na noite de sábado, 20.

A China trouxe uma delegação com 410 atletas com média de idade de 25 anos. Segundo Peng, 73% do time chinês são novatos em Jogos Olímpicos. Mas a falta de experiência olímpica não foi apontada como justificativa pelo dirigente.

A China chega ao último dia de competição com 70 medalhas e o terceiro lugar no pódio contando medalhas de ouro como primeiro critério. Foi desbancada pelo Reino Unido, que ainda conta com efeitos do investimento feito nos seus atletas para Londres-2012. Há quatro anos, a China conquistou 88 medalhas (38 de ouro). Em Pequim-2008, foi líder no total de ouros (51) mas não no total de medalhas (100).

“Estamos satisfeitos com nossa experiência no Rio, porque pudemos mostrar os valores e a tradição chinesa, porque não somos arrogantes quando ganhamos, não desistimos quando estamos na luta e somos fortes mentalmente, e mostramos isso nestes Jogos”, celebrou Peng.

Um jornalista britânico perguntou ao dirigente chinês sobre a perda do segundo posto para o Reino Unido, mas Peng tergiversou e reforçou a necessidade de mais treinamentos. “Vamos estudar os resultados obtidos aqui na Rio-2016 e desenvolver nossas habilidades, especialmente em modalidades coletivas com bola, com parcerias com outros países”, afirmou Peng.

Topo