Basquete

Carmelo Anthony se torna jogador com mais ouros e medalhas no basquete

Elsa/Getty Images
Carmelo Anthony é o maior medalhista do basquete imagem: Elsa/Getty Images

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

 

A medalha de ouro dos Estados Unidos no basquete, neste domingo, na Arena Carioca 1, após vitória sobre a Sérvia, fez um jogador atingir uma marca especial: Carmelo Anthony ganhou sua terceira medalha dourada olímpica, a quarta no total, e se isolou como atleta mais premiado do basquete em Jogos Olímpicos.

O ala do New York Knicks esteve presente nas conquistas de 2008 e 2012, sobre a seleção da Espanha, e também no bronze nos Jogos de Atenas, vencido pela Argentina. Carmelo deixou a quadra muito emocionado com a terceira medalha. "Essa jornada que acaba no Rio começou em Las Vegas, em 2007, não dá para fazer mais do que fizemos", disse o atleta, anunciando seu adeus à seleção.

“Para mim, o mais importante foi estar desde 2004. É realmente importante. Nosso técnico (Mike Krzyzewski) sacrificou muito de seu tempo e família. Queria dizer muito obrigado para ele por tudo isso”, afirmou Anthony, confirmando que essa será sua última edição de Jogos Olímpicos.

"Não jogarei (uma quinta Olimpíada). Já dei o suficiente  pela seleção e é hora de passar o bastão para os mais jovens. Foi fantástico tudo que fizemos. Vi derrotas e vitórias, o que significa ganhar três medalhas de ouro, é especial";

Outro jogador que poderia somar o terceiro ouro com Carmelo Anthony era LeBron James. Mas, após o título da NBA com o Cleveland Cavaliers, o astro decidiu descansar e nem ligou para a marca.

Ao lado de Kevin Durant, Carmelo foi uma das maiores estrelas de um time americano que teve muitos desfalques nesta Olimpíada. O astro Kobe Bryant decidiu se aposentar ao fim da temporada regular da NBA e optou por não disputar os Jogos. Além dele, outras grandes estrelas pediram dispensa por diferentes motivos, como o já citado LeBron, Stephen Curry, James Harden e Russell Westrbrook.

Apesar do tricampeonato olímpico, Carmelo jamais ganhou um título da NBA. Jogou por times sem grandes aspirações, como Denver Nuggets e sua atual equipe, o New York Knicks, que apesar de ser um dos mais tradicionais, não decide uma liga desde 1999.

Topo