Olimpíadas 2016

Atletas australianos têm passaportes liberados após ajuda de brasileira

Comitê Olímpico Australiano
Kitty Chiller, Mike Tancred, assessor da delegação e a brasileira que ajudou os membros da equipe no momento em que os documentos foram liberados imagem: Comitê Olímpico Australiano

Karla Torralba

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os atletas australianos flagrados assistindo a um jogo de basquete da seleção de seu país com credenciais falsas na noite de sexta (19) pagaram multa de 90 mil reais e recuperaram seus passaportes na noite deste domingo (21) graças a ajuda de uma jornalista brasileira que atuou como intérprete no caso. Assim, os esportistas poderão viajar com o restante da delegação de volta ao país na noite de segunda-feira (22). 

A circunstância em que os passaportes foram recuperados foi um pouco inusitada. Os australianos receberam ajuda de uma produtora de TV brasileira que trabalha para o canal de televisão australiano Channel 9.  A jornalista ajudou a delegação australiana a lidar com a situação conversando com o juiz e um defensor público e assim a equipe conseguiu os documentos de volta. 

"Hoje, nós fomos assistidos pela jornalista de 24 anos Jessica Cruz, de São Paulo, que está trabalhando para o Channel 9 da Austrália nos Jogos Olímpicos do Rio. Ela é uma heroína e resolveu o problema. Ela sabia o procedimento e como a multa de 90 mil reais deveria ser paga e o que a gente precisaria fazer para finalizar a questão com as credenciais. Jessica foi fantástica. Ela falou com os juízes pelo bem da equipe australiana, devemos isso a Jessica. Graças a ela os atletas podem retornar para a Austrália amanhã (segunda)", comentou o comitê australiano em nota enviada ao UOL Esporte juntamente com a foto do momento em que os documentos são liberados. 

Havia uma apreensão sobre quando os atletas conseguiriam receber os passaportes de volta e quando o Comitê iria conseguir pagar a multa de um acordo feito com a justiça para evitar um processo por falsificação de documentos. 

A própria chefe de missão australiana havia dito em entrevista coletiva na manhã deste domingo (21) que não sabia como eles iriam pagar a multa e que já havia dito aos atletas que eles não conseguiriam embarcar no voo de segunda-feira com o restante da delegação. “Vamos fazer o pagamento amanhã (segunda-feira) nem que a gente tenha que fazer isso fora do Rio de Janeiro. Não temos o passaporte ainda, então eles ainda não podem deixar o país. Mas vamos trabalhar para que isso seja resolvido o mais rápido possível”, disse Kitty Chiller na ocasião.

Topo