! Serginho se torna maior medalhista do Brasil em esportes coletivos e chora - 20/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vôlei

Atualizada em 20.08.2016 22h52

Serginho se torna maior medalhista do Brasil em esportes coletivos e chora

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

O líbero Serginho se tornou o maior medalhista olímpico da história do Brasil em esportes coletivos após a seleção masculina de vôlei vencer a Rússia por 3 sets a 0, nesta sexta-feira (19), e garantir vaga na final da Rio-2016. Ganhando ouro ou prata na final, ele terá sua quarta medalha da carreira.

Aos 40 anos, o jogador tem no currículo o ouro de Atenas-2004 e as pratas de Pequim-2008 e Londres-2012. Ele é o único jogador do time atual que disputará sua quarta final olímpica.

Ao seu estilo, o líbero minimizou a situação ao saber do recorde. "Não muda nada. Na segunda eu vou tomar tubaína. Será tudo igual", brincou.

Contando esportes individuais, os maiores medalhistas do Brasil são os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com cinco cada um. O nadador Gustavo Borges tem quatro. Já entre os atletas com três medalhas olímpicas estão Dante, Rodrigão e Giba (vôlei masculino), César Cielo (natação), Isaquias Queiroz (canoagem), Fofão (vôlei feminino) e Ricardo e Emanuel (vôlei de praia).

Serginho protagonizou a cena mais marcante do pós-jogo contra a Rússia ao se ajoelhar na quadra e ficar muito tempo com o rosto colado ao chão, até que seus companheiros foram abraçá-lo. Ele chegou a chorar após a classificação. Lipe, que jogou com dores na lombar, também se ajoelhou para agradecer.

"[Encerrar a carreira na seleção com final] é a melhor coisa da vida. A segunda melhor é que estou livre da seleção", comentou Serginho depois da emoção. "É meu sonho, espero há tempos. Quero que chegue domingo logo para eu jogar, acabar e ir embora para minha casa".

Topo