Relatos das provas

Jogadora de 1,62m lidera Rússia em conquista do ouro no handebol feminino

 FRANCK FIFE/AFP

Do UOL, em São Paulo

Em meio às altas companheiras e adversárias, Anna Vyakhireva se destacou na final do handebol feminino da Rio-2016. Com 1,62m e 21 anos, a baixinha liderou a Rússia na vitória por 22 a 19 sobre a França e foi fundamental para a conquista do ouro. A partida disputada na Arena do Futuro foi duríssima, com a Rússia conseguindo se manter à frente da França pela maior parte da final para conquistar seu primeiro ouro olímpico na modalidade como nação soberana.

A Rússia não chegava ao ouro desde a conquista da União Soviética em Moscou-1980 e tinha batido na trave em Pequim-2008, quando perdeu a final. Na Rio-2016 as russas eliminaram Angola e a então bicampeã Noruega para chegar à decisão.

REUTERS/Marko Djurica
imagem: REUTERS/Marko Djurica

Jogo truncado e placar baixo

A goleira francesa Laura Glauser fez grande partida, repetindo a boa atuação que teve em toda a fase final da competição. Foi ela a grande responsável por não deixar a Rússia disparar no placar. Tanto que a partida chegou ao intervalo com placar baixíssimo: 10 a 7.

Após o intervalo a França voltou mais agressiva e chegou a empatar a partida, mas a Rússia passou a ter melhor aproveitamento nos ataques para dominar e abrir boa vantagem. A armadora Anna Vyakhireva se destacou anotando cinco gols em seis arremessos tentados.

A França entrou nos quatro minutos finais com desvantagem de quatro gols e ainda aumentou a emoção ao diminuir para 20 a 18. No entanto, quando a reação francesa parecia sólida, as russas responderam com dois gols e conseguiram levar o ouro.

Noruega leva o bronze

Mais cedo, na Arena Olímpica, a Noruega atropelou a Holanda por 36 a 26 e garantiu o terceiro lugar do pódio, O destaque da disputa do bronze foi Nora Mork, que fez sete gols em dez arremessos tentados. A seleção nórdica dominou os Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, sendo bicampeã olímpica – nas últimas cinco edições de Jogos, a Noruega só não foi ao pódio em Atenas-2004.

Topo