Vôlei

Rival do Brasil, italiano marrento tem o saque mais veloz das Olimpíadas

 RICARDO MORAES/REUTERS
Ivan Zaytsev sempre com seu moicano presente imagem: RICARDO MORAES/REUTERS

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Adversário da seleção brasileira masculina na disputa do ouro no vôlei, Ivan Zaytsev tem grandes chances de acabar os Jogos Olímpicos como melhor jogador. O oposto tem sido o grande destaque italiano em quadra. Seu jeito marrento e polêmico tem ficado ofuscado por belas atuações, como na semifinal contra os Estados Unidos, com direito a saques de até 127 km/h.

O feito de Zaytsev foi registrado contra o Irã e se igualou como o saque mais rápido da história dos Jogos Olímpicos, empatado com Gyorgy Grozer e Christian Savani, que haviam chegado a essa mesma velocidade em Londres-2012. Para se ter noção, o saque mais forte do time brasileiro é de Eder que não passou dos 110 km/h neste Jogos.

O italiano é polivalente. Já jogou como ponta quando foi necessário. Ele também teve um começo como levantador, assim como seu pai. Mas é como oposto e pontuando que ele se destaca.

Ele chama atenção também por seu estilo dentro de quadra. O moicano é uma marca clássica do italiano. O brinco e a corrente sempre se fazem presente no look dele nas partidas. A marra não está apenas no visual, também está presente no comportamento durante os jogos. Zaytsev faz o perfil provocador, adora reclamar com a arbitragem e irritar os adversários.

Confira algumas curiosidades da vida do grande nome do voleibol italiano na Rio-2016:

Gastou o primeiro salário comprando relógio

O jeito estiloso de Zaytsev se fez presente desde o começo de sua carreira. Após receber o primeiro salário da vida, o italiano ostentou com um Rolex de 4 mil euros (R$ 14 mil). Haja parcelamento, afinal, na época, a remuneração dele era de 1,5 mil euros. Segundo o jogador, ele ainda usa esse relógio.

Músculos nas redes sociais e "bico" de modelo

Reprodução/Instagram
imagem: Reprodução/Instagram

Zaytsev também faz o perfil galã. Exibir seus músculos é um de seus hobbies. Ele não faz cerimônia quando precisa postar fotos de sunga ou sem camisa.

Esse jeito do italiano fez com que ele se arriscasse como modelo algumas vezes. O caso mais recente foi antes da Olimpíada, quando Zaytsev posou para uma revista.

Esporte é herança de família

O italiano tem o esporte circulando em seu sangue. Os pais do oposto, nascidos na Rússia, disputaram competições nacionais e internacionais e fizeram carreira no esporte. Vyacheslav Zaytsev, seu pai, foi campeão olímpico no vôlei em 1980, em Moscou. Já Irina Pozdnyakova, sua mãe, foi nadadora e tem uma medalha de prata do Campeonato Europeu de 1966.

Marra só em quadra! Em casa vira "pai babão"

Reprodução/Instagram
imagem: Reprodução/Instagram

Esqueça o lado marrento de Zaytsev quando ele está em casa. O italiano faz muito mais o estilo "pai babão" quando convive com Sasha, seu único filho, fruto do casamento com Ashling Sirocchi.

Seu Instagram é recheado de fotos do garoto e dá para ver que o menino puxou a “marra” do pai. Ele já apareceu mostrando seus músculos e ostentando um moicano.

Chegou na Rio-2016 já reclamando

Logo em que chegou ao Brasil, o italiano chegou a reclamar da comida da Vila Olímpica. Questionado sobre o tema posteriormente, ele preferiu não polemizar. “A comida podia ser melhor, mas está tudo bem”, falou.

Topo