Natação

Fina diz "monitorar atentamente" polêmica dos nadadores dos EUA no Rio

Michael Sohn/AP
Ryan Lochte tem 12 medalhas olímpicas e conquistou o ouro no revezamento 4 x 200m livre na Rio-2016 imagem: Michael Sohn/AP

Do UOL, em São Paulo

A Fina (Federação Internacional de Natação), maior entidade da modalidade, divulgou comunicado oficial neste sábado (20) sobre a conduta dos nadadores dos Estados Unidos no Rio de Janeiro após competirem nos Jogos Olímpicos.

“A Fina está seguindo cuidadosamente os casos envolvendo o comportamento pós-competição dos nadadores na Rio-2016”, diz a nota, sem citar nominalmente, mas em referindo-se à falsa denúncia de assalto feita por Ryan Lochte e outros três atletas  norte-americanos nesta semana.

A entidade “lamenta estes fatos” e que a repercussão do caso tenha possivelmente ofuscado atletas de outras modalidades nas Olimpíadas. A Fina diz “monitorar atentamente” as decisões tomadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos e pelo time de natação norte-americano e promete “tomar as medidas necessárias” caso os atletas sejam punidos pelas demais instituições.

Integrantes da natação dos EUA, Ryan Lochte, James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger estão sob investigação após fazerem falsa denúncia de assalto à polícia do Rio de Janeiro. Eles contaram versões diferentes do ocorrido, as autoridades desconfiaram, e os atletas acabaram admitindo a farsa durante a investigação. Lochte e Feigen foram indiciados por falsa comunicação de crime.

Topo