! Brasil emociona público na ginástica rítmica, mas fica fora da final - 20/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasil emociona público na ginástica rítmica, mas fica fora da final

Do UOL, em São Paulo

A seleção brasileira de ginástica rítmica cometeu alguns erros neste sábado (20) e acabou não conseguindo se classificar para a final da modalidade na Rio-2016. As duas apresentações levantaram o público na Arena Olímpica do Rio mas deixaram o Brasil com 32,649 pontos na nona posição, uma abaixo da disputa por medalhas.

O quinteto é formado por Morgana Gmach, Emanuelle Lima, Jesica Maier, Gabrielle Moraes da Silva e Francielly Pereira. O resultado delas é melhor do que aquele que o Brasil teve Pequim-2008, quando ficou apenas na 12ª colocação – a equipe não conseguiu classificação para Londres-2012.

As ginastas foram o segundo quinteto a se apresentar nas faixas. Elas foram embaladas pelo som do público, que seguiu o compasso da Aquarela do Brasil na voz de Ivete Sangalo. A empolgação diminuiu quando a equipe cometeu dois erros: a queda de uma das faixas e o final um pouco embaraçado. A nota foi baixa, 15,766, tanto pelas faltas quanto pela dificuldade dos movimentos, e rendeu um provisório 10º lugar.

O desempenho das concorrentes na primeira rotação evidenciou as dificuldades que as brasileiras teriam para ficar entre as oito melhores. Mas a apresentação com arcos e maças fez crescer as esperanças. O medley composto por Mas Que Nada, Tico-tico no Fubá e Brasileirinho emocionou a torcida, e as meninas não erraram um movimento sequer para receber nota de 16,883.

A expectativa era de ultrapassar China e Ucrânia, equipes que estavam imediatamente à frente e que se apresentariam em seguida. As chinesas não foram bem e ficaram para trás, mas as ucranianas tiveram nota semelhante à do Brasil e se mantiveram na oitava posição com 1,167 ponto à frente. Então as brasileiras passaram a depender de possíveis erros de seleções candidatas à medalha, o que não aconteceu. 

Topo