Atletismo

Atleta russa cai no doping e perde medalha de prata de Londres-2012

Fredrik Sandberg/Reuters
Yevgeniya Kolodko foi vice-campeã no arremesso de peso, mas teve resultado cassado pelo COI imagem: Fredrik Sandberg/Reuters

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional anunciou neste sábado a punição por doping da russa Yevgeniya Kolodko, que disputou o arremesso de peso nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Medalha de prata na ocasião, Kolodko teve o resultado cassado.

De acordo com a entidade, uma segunda análise da amostra colhida na Olimpíada em Londres apontou traços de turinabol (esteróide anabolizante) e ipamorelin (secretagogo do hormônio do crescimento).

Segundo o Comitê Disciplinar do COI, composto por Denis Oswald (presidente), Gunilla Lindberg e Ugur Erdener, a atleta “violou o regulamento antidoping do COI nos Jogos Olímpicos em 2012”. Desta forma, a russa “teve sua medalha, seu broche de medalhista e o diploma obtido no arremesso de peso suspensos, com a exigência de devolução dos mesmos”.

A Federação Internacional de Associações de Atletismo (IAAF) solicitou ao COI a modificação dos resultados no evento. Os novos resultados ainda devem ser comunicados ao Comitê Olímpico Russo (ROC), que devolverá a premiação, para que o novo pódio seja oficializado.

A medalha de ouro no arremesso de peso em 2012 foi para a neozelandesa Valerie Adams. Gong Lijiao, da China, foi bronze e deve herdar a prata. Sua compatriota Li Ling, quarta colocada, deverá ser bronze. A brasileira Geisa Arcanjo saltará do sétimo para o sexto lugar.

Topo