Relatos das provas

Porta-bandeira do Brasil não repete Londres-2012 e passa longe do pódio

REUTERS/Edgard Garrido

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

Yane Marques tentou repetir Londres-2012, quando ficou com o bronze, e conquistar mais uma medalha olímpica, mas não teve bom desempenho no pentatlo moderno nesta sexta-feira (19). A brasileira nunca conseguiu se firmar como uma das favoritas nas provas disputadas em Deodoro e acabou apenas na 23ª colocação.

O ouro ficou com a australiana Chloe Esposito. Ela largou com 45 segundos de desvantagem, assumiu a liderança na última série de tiros e fechou com 1372 pontos para cravar novo recorde olímpico. Elodie Clouvel (FRA) ficou com a prata, e Oktawia Nowacka (POL) levou o bronze. Yane Marques fez 1269 pontos.

"Acho que a esgrima poderia ter sido melhor. Eu tinha o scout de todas as meninas, sabia o que cada uma ia fazer, mas simplesmente não toquei as adversárias e não fiz os pontos de que precisava", disse a pernambucana de 32 anos, após conhecer sua colocação final.

"Não vou ficar triste porque fiz um resultado ruim, no pódio só cabem três. Eu estou realizada. Se amanhã meia dúzia de crianças que estavam aqui forem procurar para fazer esgrima, eu já vou estar muito feliz. Eu tenho minha medalha olímpica em casa, vou ser eternamente medalhista olímpica", completou.

O primeiro compromisso do dia para Yane Marques foi a natação. Caindo na água na quinta bateria, a porta-bandeira do Brasil na Rio-2016 fez os 200 m livres em 2:14:30, dois segundos abaixo de sua melhor marca na temporada. O tempo comprometeu as ambições da brasileira, que caiu para a nona colocação geral e não tirou o prejuízo da última quinta-feira (18), quando ela não foi tão bem na esgrima. As chances de repetir o bronze conquistado há quatro anos foram reduzidas logo no começo do Pentatlon.

Na rodada bônus da esgrima, Yane Marques caiu logo no primeiro duelo. Ela perdeu para a polonesa Anna Maliszewska e não conseguiu descontar um segundo sequer de sua largada na última prova. O resultado a derrubou para a 16ª posição geral. A melhor na modalidade foi a britânica Samantha Murray, prata em Londres-2012, que acumulou impressionantes oito vitórias seguidas.

Washington Alves/COB
imagem: Washington Alves/COB

Yane Marques também não conseguiu se destacar no hipismo, no qual montou o cavalo Hatty Potter, o mesmo com quem formou conjunto no evento teste em março. Ela sofreu duas punições e caiu para a 17ª colocação geral, seguindo longe das atletas que dispararam na briga pelo pódio. Diferentemente de Londres-2012, quando ela chegou à última prova na liderança, desta vez Yane teve que largar 67 segundos atrás da líder, a polonesa Oktawia Nowacka.

Na prova combinada, que é composta por uma corrida de 3,2 quilômetros com um estande de tiro a cada 600 m, Yane Marques teve que fazer prova de recuperação. O mau tempo na natação e a derrota na esgrima fizeram a diferença e obrigaram a atleta a forçar o ritmo e caprichar na pontaria. O aproveitamento no tiro foi bom, mas não o suficiente para tirar a desvantagem para as líderes e colocar a brasileira entre as primeiras colocadas.

Topo