Relatos das provas

Natália Gaudio termina em 23ª na ginástica rítmica e não vai à final

BEN STANSALL/AFP
Natália Gaudio foi a única representante individual do Brasil na ginástica rítmica na Olimpíada imagem: BEN STANSALL/AFP

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

Única representante individual do Brasil na ginástica rítmica na Olimpíada, a capixaba Natália Gaudio encerrou sua campanha nos Jogos do Rio de Janeiro na 23ª colocação entre as 26 atletas que disputaram as provas nesta sexta-feira. Sua pontuação total (65.532) não foi suficiente para colocá-la entre as dez competidoras que brigarão por uma medalha neste sábado, a partir das 15h20. 

Arco, bola, maças e fita compõem as quatro rotações da ginástica rítmica na Olimpíada. Natália teve sua nota mais alta no arco (16.566), aparelho no qual contou com a ajuda da ex-ginasta ucraniana Anna Bessonova. Ela se apresentou em sua especialidade ao som da música "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, mas não passou da 23ª colocação. 

Natália ressaltou sua felicidade por ser a primeira representante brasileira individual da ginástica rítmica desde a Olimpíada de 1992, em Barcelona, no mesmo ano em que nasceu.

"Só posso dizer que estou muito feliz de estar aqui representando o país. É importante que a gente mostre a evolução da ginástica rítmica. Foi do jeito que eu imaginei, do jeito que eu treinei. Mostrei a evolução da ginástica rítmica brasileira. A gente ainda tem muito a evoluir, mas é passo a passo. Devagarinho, a gente chega lá", disse ao Sportv.

"Eu estou muito feliz com meu desempenho. Foi a primeira vez que consegui tirar mais que 16 em todos os aparelhos. Fiz séries limpas e alcancei os objetivos", acrescentou. 

Sem se abalar por não ir à final, Natália já volta suas atenções para as próximas competições. A capixaba acredita que voltará a representar o Brasil na próxima edição dos Jogos Olímpicos. 
 
"Não vejo como o fim de um ciclo. Tem muitas competições pela frente, meu corpo está bem. Quero ir para Tóquio em 2020 e sei que tenho condições." 
 

A russa Margarita Mamun liderou a classificação individual nesta sexta-feira. Sua compatriota Yana Kudravtseva ficou com a segunda colocação. Ganna Rizatdinova, da Ucrânia, fechou o dia na terceira posição.

Confira as dez classificadas para a final da ginástica rítmica, marcada para amanhã à tarde:

1) Margarita Mamun (RUS) - 74.383

2) Yana Kudryavtseva (RUS) - 73.998

3) Ganna Rizatdinova (UCR) - 73.932

4) Melitina Staniouta (BLR) - 72.575

5) Yeon Jae Son (COR) - 71.956

6) Nevaiana Vladinova (BUL) - 70.966

7) Carolina Rodriguez (ESP) - 70.515

8) Marina Durunda (AZE) - 70.348

9) Katsiaryna Halkina (BLR) - 70.132

10) Kseniya Moustafaeva (FRA) - 69.982

23) Natália Gaudio (BRA) - 65.532

Topo