! Itália bate os Estados Unidos, avança à final e espera por Brasil ou Rússia - 19/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Itália bate os Estados Unidos, avança à final e espera por Brasil ou Rússia

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção de vôlei italiana venceu a dos Estados Unidos, no começo da tarde desta sexta-feira (19), e se tornou a primeira equipe a assegurar vaga na decisão do torneio masculino da modalidade na Olimpíada do Rio de Janeiro. O triunfo se deu por 3 sets a 2 (parciais de 30/28, 26/28, 9/25, 25/22 e 15/9).

A partida começou equilibrada nos dois primeiros períodos, e desde o início os norte-americanos mostraram força no fundamento de bloqueio – foram 16 ao longo do jogo. Baseados nisso, saltaram na frente no terceiro set, que se mostrou ponto fora da curva na disputa e terminou em 25 a 9. Um passeio dos EUA.

A Itália se recuperou rápido. Na quarta parcial, de novo atrás no marcador, conseguiu virada que levantou a torcida no Maracanãzinho. Zytsev, craque do time, foi para o saque na passagem final e somou três pontos seguidos, um deles conferido após pedido de revisão por vídeo, para para empatar o duelo e levá-lo ao tie-break.

No quinto e último set, mais um disputado ponto a ponto, a Itália levou a melhor por 15 a 9 e passou para sua terceira final olímpica, a fim de buscar um ouro inédito. Fato curioso: venceu a partida em um bloqueio, ironicamente o que vinha sendo destaque do adversário. Nas duas outras vezes em que esteve na decisão, a seleção perdeu para a Holanda (Atlanta-1996) e para o Brasil (Atenas-2004).

O Brasil, agora em casa, tem chance de pegar a Itália em uma final novamente. Pouco mais tarde, às 22h15, faz o confronto da outra chave da semi, contra a Rússia.

No próximo domingo (21), às 9h30, os norte-americanos e os perdedores do jogo entre brasileiros e russos farão a disputa pelo terceiro lugar. Às 15h30, na mesma data, Itália decidirá quem fica com a medalha de ouro, contra o vencedor do duelo desta noite.

Topo