! Após polêmica, EUA levam ouro no revezamento 4x100 feminino - 19/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Após polêmica, EUA levam ouro no revezamento 4x100 feminino

Do UOL, em São Paulo

Os Estados Unidos precisaram de 41s01 para vencer o revezamento 4x100m feminino e ficar com a medalha de ouro. As norte-americanas desbancaram a Jamaica, que registrou a marca de 41s36, e a Grã-Bretanha, que cruzou a linha de chegada em 41s77. 

A eliminatória foi marcada por uma grande polêmica envolvendo as norte-americanas Tianna Bartoletta, Allysson Felix, English Gardener e Morolake Akinosun, representantes do país na disputa. Inicialmente, elas foram desclassificadas por uma queda do bastão do revezamento, mas a organização permitiu que elas voltassem à pista em uma repescagem incomum: o time correu sozinho na pista e obteve o melhor tempo das eliminatórias. 
 
A Jamaica foi representada por Christania Williams, Elaine Thompson, Veronica Campbell-Brown e Shelly-Ann Fraser Pryce. Com a prata, Thompson alcançou sua terceira medalha nesta edição dos Jogos, já que havia levado o ouro nos 100 e nos 200m. Em contrapartida, Fraser-Pryce, que desembarcou no Brasil sendo chamada de "Bolt de saias", deixa o Rio de Janeiro sem uma medalha dourada. 
 
"Experiência maravilhosa. Na minha primeira Olimpíada, venci dois ouros e uma prata. Não posso me queixar", comemorou Thompson. 
 

Topo