Natação

Colunista é atacada no Twitter por críticas à polícia em caso Lochte

David Gray/Reuters
Ryan Lochte, nadador norte-americano, durante os Jogos da Rio-2016: polêmica nos Estados Unidos imagem: David Gray/Reuters

Do UOL, em São Paulo

A colunista do jornal americano USA Today, Nancy Armour, recebeu críticas de diversos brasileiros em seu perfil de Twitter por causa de suas colunas em relação ao caso Ryan Lochte. Os internautas cobram um pedido de desculpas da jornalista por causa de suas avaliações sobre o assunto publicadas na quarta e na quinta-feira.

Primeiro, Nancy disse, em coluna publicada na noite do dia 17/08, que "a coisa mais inteligente que Lochte fez foi ter deixado a cidade". Ela cita os índices de criminalidade do Rio de Janeiro e diz que a polícia deveria ter outras preocupações mais urgentes do que investigar o assalto relatado pelo nadador.

“É irrelevante saber se é verdade. Em uma cidade onde o crime da rua é galopante e bairros inteiros estão sob cerco por gangues de traficantes de drogas, a polícia deveria ter preocupações maiores”, diz em um trecho.

Diante da reviravolta do caso nas horas seguintes, com a polícia sustentando que o assalto foi inventado diante dos depoimentos dos outros três nadadores presentes (James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger), Nancy escreveu uma outra coluna na noite de quinta-feira. Fez críticas a Lochte, mas manteve algumas de suas opiniões sobre o que considerou exagero da polícia no caso.

“Deixe-me esclarecer uma coisa: Ryan Lochte merece cada pedaço de críticas e represálias  que receber. No entanto, suas mentiras não são o único problema nesta saga. Durante cinco dias, as autoridades brasileiras dedicaram tempo e recursos consideráveis para desvendar as várias versões da história de Lochte. Tempo e recursos que, diante da séria preocupação sobre segurança que existe no Rio, poderiam ter sido melhores gastos”, opina.

“Quantas pessoas foram mortas desde domingo? Quantos mais foram vítimas de crimes violentos? Quanto mais progressos as autoridades fizeram lutando contra gangues de traficantes de droga no controle das favelas mais perigosas? Os criminosos sabem que a polícia está focada nos Jogos Olímpicos e nos visitantes que estão aqui para os Jogos, e eles estão aproveitando”, completa, em outra parte do texto.

Ao postar um link para texto no Twitter, ela escreveu: "Ryan Lochte é um idiota. Mas a polícia do Rio não tem como reivindicar uma superioridade moral".

A postagem gerou revolta entre brasileiros, que pediam uma retratação da jornalista. Até às 13h desta quarta-feira já são mais de 100 mensagens em resposta ao seu tweet.. Veja algumas críticas:

 

 

"Você deve se desculpar com os brasileiros. "O americano está errado, mas os brasileiros estão errados também". Você é patética" 

"Seus artigos sobre esse caso são tão arrogantes. Eu adoraria ver a sua cara quando eles admitiram que eles MENTIRAM".

"Os idiotas e até vocês devem se desculpar com o Brasil por essas palavras e você deveria visitar o Brasil para ver que ele é muito melhor do que você acha"l

Lochte Gate: Entenda o caso envolvendo os nadadores americanos

Topo