Natação

Ryan Lochte e Feigen sustentam versão de roubo: "Foi assalto à mão armada"

David Gray/Reuters
Ryan Lochte, nadador norte-americano imagem: David Gray/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

Ryan Lochte e James Feigen, a despeito da conclusão preliminar da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que afirma não ter havido roubo em caso relatado às autoridades por eles e mais dois companheiros de natação dos Estados Unidos, sustentam a versão original: "Foi assalto à mão armada", disse Feigen à imprensa norte-americana.

"Parece que as pessoas já assumiram que somos culpados", acrescentou o atleta, que segue no Brasil por determinação judicial, mas ainda não se apresentou às autoridades - segundo o chefe da PC/RJ, Fernando Veloso, ele já entrou em contato com membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

De acordo com o TMZ, site dos EUA especializado em notícias sobre celebridades, pessoas ligadas a Ryan Lochte, o nome mais famoso do grupo, disseram que o vídeo que serve a corroborar a versão da polícia foi editado. Do registro de segurança teriam sido cortados três minutos, justamente nos quais ocorreram a ação criminosa. O nadador mantém: foi retirado de um táxi à mão armada.

Os outros dois envolvidos, Gunnar Bentz e Jack Conger, apresentaram-se à polícia. Um deles já deu depoimento e, segundo Veloso, corroborou com o que a PC crê ser a versão "mais provável". A "conclusão preliminar" aponta para o seguinte: após terem saído de um evento, os atletas pararam em um posto para usar o banheiro e promoveram quebra-quebra. Dois seguranças do estabelecimento tentaram impedi-los, os detiveram e chamaram uma viatura da Polícia Militar. Uma pessoa, que ainda será ouvida na investigação, ofereceu-se como intérprete e explicou aos norte-americanos que teriam de pagar pelos danos. Eles pagaram, com R$ 100 e uma nota de 20 dólares, e foram "liberados" antes da chegada da PM.

Não está descartada a possibilidade de extorsão dos seguranças contra o quarteto norte-americano, no entanto, nada na investigação leva a crer nesta hipótese. O mesmo nadador, ainda segundo Veloso, afirmou que era Ryan Lochte o mais exaltado, devido à ingestão de bebida alcoólica. 

Topo