Atletismo

Lenda, Bubka se rende a Thiago Braz e prevê: "ele vai me superar"

Twitter/Reprodução
Thiago Braz, Renaud Lavillenie e Sergei Bubka em foto publicada na terça-feira: encontro da história com o futuro do salto com vara imagem: Twitter/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

Maior lenda do salto com vara, o ucraniano Sergei Bubka concedeu uma entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo" em que fez muitos elogios ao brasileiro Thiago Braz, campeão olímpico da modalidade na Rio-2016. Em sua avaliação, Braz inevitavelmente baterá a sua melhor marca na carreira, que é de 6,15 m.

“Ele vai me superar. Tenho certeza disso. Sua técnica tem todo o potencial de o levar ainda mais alto. Ele é jovem e certamente tem uma grande carreira pela frente. Ele pode bater o recorde mundial e, pelo que eu sei, ele já está perto disso nos treinamentos”, disse ao jornal.

“Ele é perfeito. Veja o movimento que ele faz ao saltar e veja os meus há 30 anos. São os mesmos. No fundo, essa é a grande vitória de Vitaly Petrov, o técnico. Ele foi quem me treinou desde os dez anos e também pegou Thiago bem cedo. Essa vitória não é só do Thiago. Mas também do treinador, que é um homem genial”, completou, em referência ao seu ex-técnico Vitaly Petrov.

Thiago Braz saltou 6,03 m e estabeleceu o novo recorde olímpico na última segunda-feira em uma disputa emocionante com o francês Renaud Lavillenie, que tem a melhor marca da história do salto com vara com 6,16 m (obtido em prova indoor). Bubka foi o recordista mundial da modalidade por 21 anos, sendo 6,15 o seu máximo. Em provas outdoor, ainda ninguém superou a sua melhor marca: 6,14 m.

Para o ucraniano, que hoje é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), a rivalidade entre Braz e Lavillenie no Rio de Janeiro tem tudo para levar o salto com vara a um outro patamar.

“Eles são extraordinários. Fiquei emocionado. Os dois estão levando o atletismo e minha modalidade a um novo patamar. Essa concorrência entre eles é muito positiva para todos e espero que continue assim. Será um daqueles duelos que podem marcar”, disse.

Bubka também falou sobre a conversa que teve com os dois saltadores, que entraram em polêmica diante da irritação do francês em relação às vaias recebidas no Rio de Janeiro. Os três posaram juntos para uma foto na terça-feira.

“Senti que eles estavam com problemas e começaram a se perder com os comentários que faziam. Isso não poderia ocorrer. Eu decidi que eu tinha uma função nisso e mergulhei na história para tentar superar a falta de diálogo entre eles. Primeiro, falei com um, e depois com outro”, disse.

Thiago Braz é ouro no salto com vara com recorde olímpico

Topo