Saltos Ornamentais

Ingrid confirma fim de dupla com Giovanna e mira Tóquio: "ganharei medalha"

Marcio Fernandes/Estadao/NOPP
Ingrid Oliveira desfaz parceria, quer focar em seu salto e já almeja medalha em 2020 imagem: Marcio Fernandes/Estadao/NOPP

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

A decepção pelo erro no salto duplo e meio mortal de costas carpado, que custou uma vaga nas semifinais da prova da plataforma de 10m dos saltos ornamentais, era visível na face de Ingrid Oliveira. Nas palavras, porém, ela fez de tudo para demonstrar otimismo e já falou com confiança após o fim de sua participação nos Jogos do Rio: será medalhista em Tóquio, em 2020.

A saltadora aproveitou para agradecer o apoio da plateia que a incentivou durante as competições no Maria Lenk. "Eu vou totalmente focada pra Tóquio e lá vou ganhar uma medalha. Só tenho a agradecer toda torcida, fãs e quem me apoia. Se não fossem eles, não sei nem o que eu faria. Teve muita gente me criticando, mas muitas outras me apoiando. Eu vi que a torcida ajuda bastante e só tenho a agradecer", falou.

Ingrid fazia boa eliminatória e estava na nona colocação (18 passariam pra semi) quando caiu de costas ao arriscar o salto duplo, na quarta série. O movimento em questão é quando tentou o mesmo movimento que a fez zerar no Pan-Americano de Toronto, no ano passado. Ele tem grau de dificuldade 2,9, em uma escala na qual o movimento mais complexo - que rende maior nota, caso executado com perfeição - é de 3,8.

A jovem saltadora de 20 anos garantiu que o erro não será motivo para não tentar mais a execução do salto. Pelo contrário, afirmou que usará parte desse movimento para tentar um ainda mais complexo que será utilizado nas próximas competições que disputar.

“Achei que foi uma competição muito boa, tirando o penúltimo salto, que eu estava muito ansiosa em fazer. Tirando ele, minha competição foi digna de final olímpica. Esse salto estava bem nos treinos, vou continuar tentando e trenando. Ele estava saindo muito bom mesmo nos treinos. Quando ele tiver bom, de alto nível, vou colocar outro salto no lugar desse”, explicou.

“Vou continuar treinando esse salto pra colocar um mais difícil no lugar dele. Enquanto o mais difícil não rolar, vou continuar treinando com ele. Fiz uma série bem competitiva contra as melhores. Tem um salto que quero arriscar e dá pra aumentar o grau de dificuldade”, prosseguiu.

Após polêmica, competição só no individual

A prova de quarta-feira era uma oportunidade de Ingrid desviar o foco das histórias que a envolveram até aqui nestes Jogos Olímpicos Rio-2016. Antes da prova de salto sincronizado da plataforma de 10m, na terça-feira (9), Giovanna Pedroso e Ingrid se desentenderam. E o caso se complicou depois de Ingrid quebrar as regras com a sua colega ao levar para o quarto que dividia com ela na Vila o também atleta Pedro Henrique Gonçalves da Silva, 23. A parceria terminou na oitava (e última) colocação.

A dupla dos saltos sincronizado foi desfeita, e Giovanna voltou para casa, pois não tinha mais compromissos nos Jogos. Ingrid permaneceu na Vila, mas com uma forte blindagem feita pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), para poder ter a tranquilidade para competir na prova da plataforma de 10m.

Alexandre Loureiro/COB
imagem: Alexandre Loureiro/COB


Ingrid confirmou que agora é hora de focar apenas na prova individual. “Na questão da dupla, já vínhamos pensando em nos separar há algum tempo pra eu focar mais no individual. E eu penso que se a pessoa está bem no individual, a dupla exige muito.Talvez no futuro possamos fazer uma dupla pra brigar com as meninas, mas nesse momento eu vou focar no individual.”

Rusga com Juliana

Depois de encerrar sua participação na quarta Olimpíada seguida, Juliana Veloso, 35, foi questionada sobre a polêmica e se dava conselhos para Ingrid. A veterana não fez muita questão de esconder que o relacionamento entre as duas não era bom e que a companheira tinha comportamento que ela não admirava.

“Somos do mesmo time, do Fluminense, mas há uma distância muito grande entre nós, temos uma criação muito diferente. Ela é minha amiga, eu dou conselhos, mas é difícil. Ela ouve, mas não sei se entende. É difícil em todos os aspectos: ouvir é uma coisa, fazer é outra”, disse Juliana, após encerrar sua participação na Rio-16 com o 27º lugar na prova do trampolim de 3 metros, na tarde de sexta-feira,12.

“Acho que foi um caso isolado [a polêmica de Ingrid na Vila]. Pode ser questão de educação ou rédea frouxa. Mas eu não sei o que aconteceu, prefiro até ficar distante, não posso falar sobre o que não sei. Não me envolve, então prefiro que você pergunte sobre isso a quem está envolvido. Porque é muito grave”, continuou Juliana.

Na quarta, Ingrid aproveitou para cutucar a companheira ao responder se a equipe estava torcendo por ela na prova da plataforma 10m. “Assim, tinha mais gente da equipe aqui. Tinha o Ian (Matos), que é meu amigo. O Luiz (Outerelo) não vem muito em competições. Eles sempre me apoiaram, exceto a Juliana. Acho que todos são como uma família pra mim, se não vieram aqui, creio que torceram de casa. A equipe é muito unida e gosto muito deles, exceto da Juliana”, afirmou.

Topo