Relatos das provas

Algoz perde e Aline Silva está eliminada da Rio-2016

Toru Hanai/Reuters
Aline Silva enfrentou a russa Ekaterina Bukina nas quartas de final da Rio-2016 imagem: Toru Hanai/Reuters

Eduardo Ohata

Do UOL, no Rio de Janeiro

A brasileira Aline Silva começou bem sua trajetória nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ao garantir vaga nas quartas de final do torneio com vitória sobre a japonesa Rio Watari. Mas, já na luta seguinte, a atleta acabou derrotada pela russa Ekaterina Bukina e teve que torcer para que sua algoz chegasse à final para ser repescada para a competição. Contudo, o destino não sorriu para Aline: a russa acabou superada faltando cinco segundos para o fim da luta e perdeu para a cazaque Guzel Manyurova na semifinal, encerrando o sonho da brasileira de conquistar uma medalha olímpica. 

A luta começou com as atletas se estudando bastante e trocando pegadas a todo momento. Aline acabou advertida após dois minutos por falta de competitividade e teve 30 segundos para aplicar algum golpe na adversária. Então, a brasileira acelerou o ritmo e conseguiu aplicar boa queda em Ekaterina, que evitou cair de costas e sofreu apenas um ponto. No entanto, a russa conseguiu se recuperar faltando cinco segundos para terminar o primeiro round e aplicou bela queda em Aline, virando o placar da luta para 4 a 1.

No segundo assalto, a brasileira marcou mais um ponto e diminuiu a vantagem de Ekaterina no placar. A luta diminuiu de ritmo e Ekaterina começou a administrar a vantagem no placar. Com isso, o árbitro do confronto puniu a russa, que não conseguiu atacar durante os 30 segundos e acabou dando um ponto para Aline. A brasileira ainda tentou um golpe nos últimos segundos, mas não conseguiu finalizar o movimento e acabou derrotada por 4 a 3.

Topo