Luta olímpica: Gilda Oliveira vence e Joice Silva perde em estreias
A brasileira Gilda Maria de Oliveira iniciou sua trajetória nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17) com vitória sobre a israelense Ilana Kratysh. Com isso, a atleta garantiu vaga nas quartas de final da luta olímpica estilo livre na categoria até 69 quilos e enfrentará a egípcia Enas Youssef Ahmed.
A luta começou bastante estudada, com ambas as atletas tendo dificuldade para tentar derrubar a rival. Ilana levou uma advertência do árbitro após tentar um movimento irregular contra Gilda. A brasileira conseguiu dois pontos ao conseguir dominar as costas da israelense.
No segundo round, Gilda demonstrou muita tranquilidade para evitar uma entrada de queda de Ilana e dominar as costas da israelense, faturando mais dois pontos. A brasileira abriu 6 a 0 ao conseguir passar para as costas da rival pela terceira vez no combate. No final, Ilana conseguiu seus "pontos de honra", mas acabou derrotada por 6 a 2.
Joice Silva estreia com derrota contra quirguiza Aisulu Tynybekova
A brasileira Joice Silva começou sua trajetória nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro também nesta quarta-feira. Ao contrário de sua compatriota, Joice não teve vida fácil diante de Aisulu Tynybekova, representante do Quirguistão na categoria até 69 quilos da luta olímpica estilo livre, e acabou derrotada. A brasileira teria que torcer para sua algoz chegar à final do torneio para ter a chance de ser repescada para a competição. Contudo, Tynybekova foi superada pela russa Valeriia Zholobova, pondo fim ao sonho de Joice de conquistar uma medalha olímpica.
A luta começou com muita combatividade entre as atletas. Aisulu abriu o placar, mas logo viu Joice empatar o duelo em 2 a 2. No entanto, a quirguiza aproveitou uma brecha da brasileira para pontuar novamente e terminar o primeiro round vencendo por 3 a 2.
No segundo round, Aisulu começou com postura mais agressiva, enquanto Joice esperava pelos movimentos da rival. Aisulu chegou a marcar seu quarto ponto, mas Joice se recuperou e, com dois movimentos rápidos, voltou ficou à frente no placar por 6 a 4. Contudo, Aisulu mostrou garra e, após aplicar uma queda, empatou a partida em 6 a 6. Um golpe rápido no fim garantiu a vitória da quirguiza por 11 a 8.