Saltos Ornamentais

Ingrid diz não gostar de Juliana: "não desejo nem pra inimigo o que passei"

José Ricardo Leite/UOL
Ingrid Oliveira sorri em treino antes do início dos Jogos do Rio imagem: José Ricardo Leite/UOL

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Ingrid Oliveira foi a última saltadora a deixar o Parque Aquático Maria Lenk, nesta quarta-feira, depois de escapar pelas mãos uma vaga nas semifinais da prova da plataforma de 10m ao bater as costas na água em seu quarto salto. Chorou muito e foi consolada pela técnica Andreia Boheme, que a acompanhou até sua saída.

Depois de finalizar sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio, Ingrid, 20 anos, desabafou e declarou que vivenciou fortes emoções nos últimos dias, em que ouviu muitas críticas pela briga com a companheira de duplas Giovanna Pedroso (leia mais abaixo). Foi questionada se seu clima com a equipe era ruim pelo fato de poucos terem ido acompanhar sua prova individual e minimizou, mas cutucou a companheira Juliana Veloso.

“Assim, tinha mais gente da equipe aqui. Tinha o Ian (Matos), que é meu amigo. O Luiz (Outerelo) não vem muito em competições. Eles sempre me apoiaram, exceto a Juliana. Acho que todos são como uma família para mim, se não vieram aqui, creio que torceram de casa. A equipe é muito unida e gosto muito deles, exceto da Juliana”, afirmou.

A saltadora, porém, disse que o episódio da briga com Giovanna por ter levado uma pessoa ao quarto em nada afetou na performance desta quarta, culpando apenas um detalhe técnico. “Eu não queria nem que meu pior inimigo passasse pelo que passei nesses últimos dias, mas não atrapalhou no rendimento. Eu tenho a mente muito forte. Estava só ansiosa para esse salto”, disse.

O salto em questão é quando tentou o mesmo movimento que a fez zerar no Pan-Americano de Toronto, no ano passado. O duplo e meio mortal de costas carpado, salto no qual a jovem falhou, tem grau de dificuldade 2,9, em uma escala na qual o movimento mais complexo - que rende maior nota, caso executado com perfeição - é de 3,8.

Assim que Ingrid bateu as costas na água, houve um enorme frisson de tristeza no Maria Lenk. O salto errado rendeu 14,5 pontos, a segunda menor de todas as notas atribuídas em cinco sessões disputadas pelas 28 atletas. Antes de errar este salto, ela estava na nona colocação e muito próxima de ficar entre as 18 que passariam para as semifinais. A brasileira diz que vai continuar tentando e não se arrepende.

“Achei que foi uma competição muito boa, tirando o penúltimo salto, que eu estava muito ansiosa em fazer. Tirando ele, minha competição foi digna de final olímpica. Esse salto estava bem nos treinos, vou continuar tentando e treinando. Ele estava saindo muito bom mesmo nos treinos.”

Cutucada de Juliana e briga com Giovanna

A prova de hoje era uma oportunidade de Ingrid desviar o foco das histórias que a envolveram até aqui nestes Jogos do Rio-2016. Antes da prova de salto sincronizado da plataforma de 10m, na terça-feira (9), Giovanna Pedroso e Ingrid se desentenderam. E o caso se complicou depois de Ingrid quebrar as regras com a sua colega ao levar para o quarto que dividia com ela na Vila o também atleta Pedro Henrique Gonçalves da Silva, 23. A dupla dos saltos terminou na oitava (e última) colocação.

A dupla dos saltos sincronizado foi desfeita, e Giovanna voltou para casa, pois não tinha mais compromissos nos Jogos. Ingrid permaneceu na Vila, mas com uma forte blindagem feita pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), para poder ter a tranquilidade para competir na prova da plataforma de 10m.

Depois de encerrar sua participação na quarta Olimpíada seguida, Juliana Veloso, 35, foi questionada sobre a polêmica e se dava conselhos para Ingrid. A veterana não fez muita questão de esconder que o relacionamento entre as duas não era bom e que a companheira tinha comportamento que ela não admirava.

“Somos do mesmo time, do Fluminense, mas há uma distância muito grande entre nós, temos uma criação muito diferente. Ela é minha amiga, eu dou conselhos, mas é difícil. Ela ouve, mas não sei se entende. É difícil em todos os aspectos: ouvir é uma coisa, fazer é outra”, disse Juliana, após encerrar sua participação na Rio-16 com o 27º lugar na prova do trampolim de 3m, na tarde de sexta-feira,12.

“Acho que foi um caso isolado [a polêmica de Ingrid na Vila]. Pode ser questão de educação ou rédea frouxa. Mas eu não sei o que aconteceu, prefiro até ficar distante, não posso falar sobre o que não sei. Não me envolve, então prefiro que você pergunte sobre isso a quem está envolvido. Porque é muito grave”, continuou Juliana.

Topo