Hipismo

Cavalo de brasileiro eliminado por uso de esporas não teve ferimento grave

Christian Petersen/GettyImages
Conjunto comandado pelo cavaleiro brasileiro foi eliminado, mas o cavalo está bem imagem: Christian Petersen/GettyImages

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

A CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) informou nesta quarta-feira que os ferimentos sofridos pelo cavalo Landpeter do Feroleto na prova de saltos de terça, pelos Jogos do Rio-2016, não foram graves e que ele está em perfeitas condições de saúde. O animal foi montado pelo cavaleiro brasileiro Stephan Barcha, que acabou eliminado da prova assim que foi constatado que o uso excessivo de esporas causou pequenos machucados no cavalo.

Barcha foi eliminado da competição porque Landpeter apresentou ferimento na região da barriga após a apresentação de ontem. Segundo as regras da federação internacional da modalidade (FEI, na sigla em francês), se o cavalo apresentar qualquer ferimento na região da boca, onde se fixam as rédeas, ou na barriga, onde tocam as esporas do cavaleiro, o conjunto está automaticamente desclassificado. O exame é rigoroso e desclassifica qualquer conjunto em que o animal se machuque, ainda que a lesão seja mínima.

O UOL Esporte teve acesso a uma foto da região do corte. Trata-se de um pequeno arranhão de três centímetros, sem profundidade, já cicatrizado, menos de 24 horas após a apresentação com Barcha.

"O corte foi mínimo, mas eles entendem que qualquer tipo de sangramento nesta região impede o cavalo de continuar", explica Rogério Saito, veterinário da equipe brasileira que disputa o hipismo na Rio-2016, logo após a apresentação do conjunto de Barcha e Landpeter.

A eliminação de Stephan Barcha fez com que sua nota fosse descartada para a prova por equipes. Por regulamento, a pior nota entre os quatro representantes do país é descartada e, como Barcha já tinha obtido a menor pontuação, sua desclassificação não representou prejuízo para a equipe a curto prazo.

Mas ele fará falta na final por equipes, na qual o Brasil tem apenas três conjuntos e atuará sem poder descartar nenhuma nota. Eduardo Menezes, Doda de Miranda e Pedro Veniss precisarão se apresentar com erros mínimos para brigar por pódio.

Topo