Tênis

Recebido como herói após prata, Del Potro vai virar estátua na Argentina

 Lucas Lima/UOL
Del Potro comemora vitória contra Nadal em semifinal imagem: Lucas Lima/UOL

Do UOL, em São Paulo

A medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro fez com que o tenista Juan Martin Del Potro, derrotado no último domingo pelo britânico Andy Murray após uma partida de quatro horas, fosse recebido como um herói na Argentina. O Independiente de Tandil, clube no qual deu as primeiras raquetadas de sua vida, construirá uma estátua em homenagem ao atleta de 27 anos.

Descansando em Tandil, sua cidade natal, ele também será recebido no Palácio Municipal pelo prefeito Miguel Angel Lunghi.

Não é a primeira vez que Del Potro é homenageado em Tandil. Em 2009, após bater Roger Federer na decisão do Aberto dos Estados Unidos, uma carreata foi organizada para saudá-lo no retorno à Argentina. Em 2012, logo após levar a medalha de bronze nos Jogos de Londres, o Independiente de Tandil pintou um muro em homenagem a Delpo, como é conhecido no país, e outros tenistas locais, Mariano Zabaleta e Juan Mónaco.

Del Potro foi número 4 do mundo, mas, nos últimos anos, sofreu com as cirurgias no punho esquerdo. No Rio de Janeiro, ele superou nomes como Novak Djokovic e Rafael Nadal para chegar à medalha de prata. 

Topo