! Morten confirma permanência na seleção brasileira; 3 atletas se aposentam - 16/08/2016 - UOL Olimpíadas

Handebol

Morten confirma permanência na seleção brasileira; 3 atletas se aposentam

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

O técnico Morten Soubak lamentou a eliminação da seleção brasileira feminina de handebol nas quartas de final da Rio-2016 após a derrota para a Holanda por 32 a 23. No entanto, o treinador dinamarquês descartou a possibilidade de deixar o comando da equipe após a derrota no torneio.

“Desde que cheguei ao Brasil, há sete anos, sempre faço contratos por temporadas. Então fico mais um ano ao certo e depois veremos", confirmou o treinador, que ressaltou que, em 2017, haverá o mundial da modalidade.

De acordo com o técnico, a Holanda não pode ser considerada uma surpresa, já que terminou o mundial da modalidade como vice-campeã em 2015. O desempenho abaixo da média na fase de grupos, quando conquistou apenas uma vitória, não pesou para as holandesas, que dominaram a seleção durante toda a partida.

“A Holanda foi vice-campeã do mundo meses atrás. Aqui tem muitos times que tinham chance de ganhar medalha. Isso hoje foi mais uma mostra de que é uma realidade”, declarou Soubak, que acrescentou.

"Estamos muito tristes e insatisfeitos, porque sonhávamos em algo muito maior jogando em casa. Pelo que fizemos na fase de grupo, tínhamos o poder para crescer no caminho, mas Holanda provou que foi um time melhor."

Para Morten, o bom desempenho defensivo que havia sido apresentado nas primeiras partidas não foi repetido contra a Holanda, e isso teria custado a classificação para a próxima fase dos Jogos Olímpicos.

“Não tivemos sucesso em jogar o handebol que jogamos no grupo porque a Holanda foi forte no grupo. A Holanda teve sucesso nos contra-ataques. Estivemos atrás o jogo todo e no segundo tempo tivemos de arriscar um pouco mais e é por isso que o placar foi tão alto no fim, mas tínhamos de arriscar para batalhar até o fim do jogo.”, concluiu o técnico.

Dara e Mayssa anunciam aposentadoria da seleção brasileira

Após a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, duas atletas não defenderão mais a seleção brasileira: Dara e Mayssa. Além delas, Dani Piedade já havia declarado, antes do início do torneio, que não atuaria mais com a camisa da seleção ao encerrar sua participação na Rio-2016.

A goleira revelou, após a partida, que já vinha amadurecendo a ideia de encerrar sua participação com a camisa brasileira nos últimos meses .

“Estou me retirando da seleção. Foi uma decisão que fui tomando nos últimos dias e me visualizava me retirando com uma medalha, no topo. Mas infelizmente não deu. Tudo que fizemos na primeira fase foi por água abaixo. Aconteceu o mesmo que em Londres, mas desta vez dói mais, porque em nenhum momento fomos superiores no jogo”, declarou a goleira, que pretende seguir carreira no clube que defende atualmente o VRK Vardar, da Macedônia.

A pivô Fabiana Diniz, conhecida como Dara, também confirmou sua aposentadoria após a derrota para a Holanda e descartou que o fato de atuar diante da torcida brasileira possa ter desestabilizado a equipe.

“Jogar com a torcida é maravilhoso, não existe pressão nenhuma, a torcida só ajuda a todo o momento. Não encerrei da maneira que queria, mas estou feliz, acho que os anos que vesti essa camisa foram de total entrega”, salientou a atleta.

Topo