Relatos das provas

Martine e Kahena classificam à medal race empatadas na liderança na vela

Ezra Shaw/Getty Images

Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Após 12 anos, a família Grael pode ter uma nova medalhista olímpica. Depois de Torben, dono de cinco medalhas, e Lars, que ganhou duas, é a vez de Martine, filha do primeiro, buscar a sua. E ela está bem perto disso.

Nesta terça-feira, ela e sua parceira, Kahena Kunze, se classificaram para a medal race da classe 49erFX em um tríplice empate pelo primeiro lugar - uma quarta dupla, ainda, está virtualmente empatada. A decisão, marcada para quinta-feira, terá essas quatro parcerias brigando pelo ouro.

Martine e Kahena, as espanholas (Tamara Dominguez e Berta Moro) e as dinamarquesas (Jena Hansen e Katja Salskov-Iversen) somaram 46 pontos na fase de classificação. Além disso, as neozelandesas Alex Maloney e Molly Meech tem 47. Quem chegar na frente leva o ouro. Quem ficar atrás, perde uma vaga no pódio.

Por regulamento, a medal race tem pontuação dobrada, o que transforma a diferença de um ponto das neozelandesas em um mero empate técnico. A disputa está marcada para 14h05 (de Brasília) de quinta (18).

Fernanda e Ana fora do pódio

Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan chegaram entrar na corrida pelo pódio da classe 470 feminino, mas o desempenho fraco nas regatas 8 e 9 da série classificatória acabou com as chances da tripulação. Um sétimo e um 15º lugar nesta terça derrubou as brasileiras para a nona colocação geral. Nem mesmo o quarto lugar na 10ª prova bastou para colocá-las na briga pelo bronze.

Elas vão disputar a medal race, mas com 21 pontos atrás das eslovenas Tina Mrak e Veronika Macarol, não tem mais condições de subir ao pódio.

Albrecht e Swan ficam em 10º

A dupla brasileira na classe Nacra 17 disputou a medal race nesta terça-feira sem chances de medalha e chegou na sétima colocação. Eles fecharam a Rio-2016 com 117 pontos perdidos, longe dos campeões Santiago Lange e Cecilia Saroli (ARG). A prata ficou com os australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin, e o bronze com os austríacos Thomaz Zajac e Tanja Frank.

Marco Grael e Gabriel Borges são eliminados

Clive Mason/Getty Images
imagem: Clive Mason/Getty Images

Marco Grael e Gabriel Borges tiveram mais um dia inconsistente nesta terça e acumularam um 15º e um 6º lugar. Eles fecham a série classificatória na 11ª posição geral, uma abaixo da zona de classificação à medal race. A dupla se despede da Rio-2016 com 110 pontos perdidos, apenas um abaixo da tripulação espanhola, que estará na regata da medalha às 13h05 desta quinta-feira.

Holandesa leva ouro na Laser Radial

A holandesa Marit Bouwmeester foi campeã da classe Laser Radial na medal race desta terça. Ela ficou apenas na sétima posição na regata da medalha, garantindo-se à frente de Annalise Murphy (IRL), que foi prata, e Anne-Marie Rindom (DIN), que foi bronze. A brasileira Fernanda Decnop se despediu com um 18º lugar, sem conseguir estar presente na final. 

Topo