Relatos das provas

Em disputa com três recordes mundiais, Reis é 5º no levantamento de peso

DAMIR SAGOLJ/REUTERS
O brasileiro Fernando Saraiva, de 26 anos, traçou como meta levantar 440 quilos nesta terça-feira imagem: DAMIR SAGOLJ/REUTERS

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

O brasileiro Fernando Saraiva Reis tinha esperanças de medalha na prova de levantamento de peso na categoria para atletas com mais de 105 quilos, mas teve de se contentar com o quinto lugar em uma disputa de altíssimo nível. O brasileiro totalizou 435 quilos somando o arranco (195) e o arremesso (240).

A prova foi vencida pelo georgiano Lasha Talakhadze, que totalizou 473 quilos, sendo 215 no arremesso e 258 no arranco.
 
A marca obtida por Talakhadze no arremesso traria os novos recordes mundial e olímpico, superando os 214 anteriores. Mas o iraniano Behdad Salimi obteve 216 e passou a ser o recordista.
 
O asiático, entretanto, ficou fora da disputa ao não conseguir fazer nenhuma marca válida no arremesso. Nas duas primeiras tentativas para 245 quilos até ergueu a barra acima da cabeça, mas os árbitros não validaram o movimento. Na terceira chance falhou. Talakhadze pode se orgulhar de ter os novos recorde mundial e olímpico no total.
 
A prata ficou com Gor Minasyan, da Armênia (451 quilos), e o bronze com Irakli Turmanidze, também da Geórgia (448).
 

Indignação iraniana

Revoltado com a decisão da arbitragem, um grupo de aproximadamente 40 iranianos não deixou a arena. Salimi percebeu a indignação de seus fãs com a desclassificação e dirigiu-se até a torcida para pedir calma e atender a inúmeros pedidos de foto.

As reações de Fernando Reis

Duas reações de Fernando Reis chamaram atenção durante a disputa. Ao não conseguir levantar 245 quilos, ele soltou um palavrão. Em seguida, quando encerrou sua participação na Olimpíada, beijou o peso e saiu ovacionado.
 

O levantamento de peso na Olimpíada

O ouro de Talakhadze foi o primeiro da Geórgia na Olimpíada.

No quadro final de medalhas do levantamento de peso na Rio-2016, a China ficou em primeiro lugar, com cinco ouros e duas pratas, sete no total.

Tailândia e Irã ganharam dois ouros cada. Além da Geórgia, Cazaquistão, Colômbia, Coreia do Norte, Taiwan e Uzbequistão acabaram com uma medalha de ouro.

Ao todo, 22 países foram agraciados com pelo menos uma medalha nas 15 categorias do levantamento de peso.

O desempenho do Brasil no levantamento de peso

Cinco atletas representaram o Brasil na modalidade: Fernando Reis, Jaqueline Ferreira (até 75 quilos feminino), Welisson Silva (até 85 quilos masculino), Rosane Santos (até 53 quilos feminino) e Mateus Gregorio (até 105 quilos masculino).

A exemplo de Saraiva, Rosane alcançou a quinta posição. Welisson foi o oitavo colocado em sua categoria. Gregorio não conseguiu uma marca válida até o fim da disputa. assim como Jaqueline Ferreira.

Topo